Processo seletivo oferece 40 vagas para Curso Técnico em Edificações em Maricá

A Prefeitura de Maricá oferece uma excelente oportunidade para quem concluiu ou esteja concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental e ainda não está cursando o ensino médio. A partir da próxima segunda-feira (11/11), a secretaria municipal de Educação inicia o processo seletivo de preenchimento de 40 vagas para o 1º ano do Curso de Técnico em Edificações de 2014. As inscrições podem ser feitas até o dia 29/11, das 9h às 19h, no CEM Joana Benedicta Rangel (Avenida Nossa Senhora do Amparo, 240 – Centro).

O curso tem duração de quatro anos e é ministrado no turno diurno (manhã ou tarde) no Centro Educacional Municipal (CEM) Joana Benedicta Rangel, no Centro de Maricá. Implantado em 2009, o curso conta com 358 alunos, dos quais 323 alunos matriculados e incluindo os 35 da primeira turma já formada.

A secretária municipal de Educação, a professora Marta Quinan, ressalta a importância da formação técnica num mercado cada vez mais carente de profissionais desse nível. “É uma excelente oportunidade para aqueles que estão em busca de uma qualificação profissional na área da construção civil, num momento importante para um setor que será impactado pela construção de grandes empreendimentos, como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e o Pólo Naval de Jaconé” destaca a secretaria.

Marta destaca a procura crescente a cada ano. "Os números por eles mesmos já demostram o grande sucesso que tem sido o curso de Edificações, cujo retorno à grade foi uma grande conquista da secretaria", declara.

Inscrições,  prova e matrícula

Sob a responsabilidade da secretaria municipal de Educação, as inscrições podem ser realizadas pelo pai/mãe ou responsável legal para menores de 18 anos (dezoito) anos e, pelo próprio, se maior de 18 anos. Para se inscrever é necessário apresentar a declaração escolar e entregar duas fotos 3X4.

A seleção dos alunos será feita por meio de uma prova objetiva, com 20 questões de língua portuguesa e 20 questões de matemática, no dia 07/12, às 9h, no CEM Joana Benedicta Rangel. A prova possui efeito classificatório e eliminatório e terá duração de quatro horas. O resultado da prova estará disponível na própria unidade escolar a partir do dia 20 de dezembro.

Em caso de aprovação, a matrícula deverá ser efetivada entre os dias 03 a 10 de janeiro de 2014, no CEM Joana Benedicta Rangel. No ato da matrícula somente será aceita a documentação da escola de origem que comprove que o último ano cursado, com aprovação do candidato, tenha sido o 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental. Vale destacar que não será aceita a matrícula de candidato que tenha sido aprovado na prova de seleção e possua escolaridade diferente do exigido no edital. A previsão é que as aulas comecem no dia 04 de fevereiro de 2014.

Veja aqui o edital completo.