Ônibus da Maricá Transportes Públicos já estão na cidade

Os primeiros ônibus circularam na RJ-106 até a segunda entrada da cidade, no Flamengo, e por vias do Centro

Linha social fará ligação entre as duas extremidades do município com tarifas mais baixas, internet gratuita e tecnologias para inclusão de pessoas com deficiência

Os moradores de Maricá conheceram nesta quinta-feira (31/10) os primeiros dez ônibus que irão compor a frota da “Maricá Transportes Públicos”, criada pela prefeitura para combater o monopólio e os maus serviços prestados por empresas do setor na cidade. Os veículos garantirão à população uma linha social que fará o transporte de passageiros entre as duas extremidades de Maricá (Jaconé e Recanto de Itaipuaçu) com tarifas mais baixas.

Os veículos, montados e trazidos de Caxias do Sul (RS), foram recebidos pelo secretário municipal de Trânsito e Transportes, Leandro Costa, e circularam na RJ-106 até a segunda entrada da cidade, no bairro Flamengo, e pelas principais vias do Centro, passando pela rodoviária e Paço Municipal. A moradora de Araçatiba, Maria Joaquina de Carvalho, de 67 anos, comemorou a chegada dos novos veículos, que, segundo ela, irá melhorar o serviço da cidade. “Maricá precisava de melhorias no transporte público. Moro há 17 anos aqui e os ônibus são velhos e demoram muito para passar”, declarou a aposentada, que vibrou ao saber que o itinerário da nova linha inclui vias de Araçatiba. “Isso é ótimo. Em dias muito quentes, irei ao Fórum Municipal com ar condicionado”, completou.

A primeira linha funcionará 24 horas por dia, passando por pontos onde hoje há carência de linhas municipais e por locais da cidade com grande fluxo de pessoas, como o Fórum Municipal, a prefeitura, a UPA de Inoã e o Hospital Municipal Conde Modesto Leal.

Segundo o secretário, após a chegada dos ônibus na cidade, a Prefeitura prepara a instalação da tecnologia embarcada – uma série de itens de conforto e segurança para os futuros usuários – e o registro da empresa na Junta Comercial, que será feita após a publicação do decreto que cria a Maricá Transportes Públicos no Jornal Oficial Municipal (JOM). “Estamos concluindo a licitação para a compra destes equipamentos que serão instalados enquanto o CNPJ (documento legal para criação da empresa) não é emitido pela Junta Comercial”, detalhou Leandro.

A empresa vencedora da licitação irá equipar os veículos com o que há de mais moderno em termos de tecnologia para transporte rodoviário, incluindo itens que vão garantir 100% de inclusão para portadores de deficiências, como telões com avisos sobre o itinerário da linha e as paradas mais próximas (para deficientes auditivos) e sistema de áudio com os mesmos avisos (para deficientes visuais), além de acessibilidade para cadeirantes, câmeras de segurança, internet grátis sem fio (wi-fi) e um sistema de bilhetagem eletrônica. Os ônibus possuem ar condicionado, sensores de portas (somente trafegam com as portas fechadas) e elevadores para deficientes físicos. “Os veículos terão ainda itens importantes para a segurança dos passageiros, como computadores de bordo capazes de alertar sobre excesso de velocidade ou avarias nos ônibus e GPS para localização da frota”, destaca o secretário. “Também iremos ensinar os motoristas a utilizarem os elevadores de acesso aos deficientes”, antecipou.