Prefeito visita Flim e anuncia realização da festa literária em 2014

Prefeito visita Flim e anuncia realização da festa literária em 2014

O Prefeito de Maricá, Washington Quaquá, prestigiou a primeira Festa Literária de Maricá (Flim) na tarde desta quarta-feira (30/10), na Praça Orlando de Barros Pimentel, e anunciou a realização da segunda edição do evento em 2014, ressaltando que a feira contribui diretamente para incentivar a leitura. Realizada pela secretaria municipal de Educação, em parceria com a Associação Brasileira do Livro (ABL), a Flim começou no dia 16 deste mês, com 30 estandes disponíveis e cerca de quatro mil livros das principais editoras do país.

Para o prefeito, mais do que uma feira de livros, a Flim permite o acesso democrático à informação, enriquecendo o desenvolvimento intelectual dos alunos. “É uma excelente oportunidade para ampliarmos a democratização do conhecimento. Essa é a primeira festa literária de muitas outras que virão ainda maiores para despertar a sensibilidade para a leitura e democratizar ainda mais o acesso aos livros”, declarou o prefeito, que aproveitou a visita para adquirir dois livros: “Movimento e pensamento operário antes de Marx”, do autor Osvaldo Coggiola, e “Cartas a Marighella” – do professor de história Cláudio Estevam.

O prefeito também assistiu à palestra “Uma viagem pelo Brasil através da MPB”, com a palestrante Kátia Vilela dos Santos e também conversou com alunos do 2º e 3º ano da Escola Municipal Vereador Aniceto Elias Antunes na “Árvore do Conhecimento”, um espaço dedicado à leitura, à sombra de uma das principais árvores da Praça Orlando de Barros. Os alunos aproveitaram para mostrar ao prefeito os livros adquiridos com o “vale-livro” de R$ 30,00 distribuído gratuitamente pela secretaria municipal de Educação a todos os alunos da rede municipal de ensino especialmente para a FLIM.

Com o vale, o aluno do 3º ano da E.M. Joaquim Eugênio dos Santos, João Gabriel Cardoso, de oito anos, comprou cinco novos livros após “barganhar” com os livreiros e ganhar um desconto generoso. “Não tinha muito interesse pelos livros, mas me interessei pelos de guerra que encontrei numa barraca e, agora, pretendo ler sempre”, destacou o aluno, que pretende seguir o modelo do pai que diariamente dedica parte de seu tempo à leitura. “Meu pai tem uma coleção inteira de livros de guerra e agora poderei conversar com ele sobre isso”, acrescentou.

A aluna da E. M. Alfredo Nicolau da Silva Júnior, Júlia dos Santos, de 10 anos, também aproveitou o vale e comprou quatro livros. “Consegui comprar diversos livros que eu gosto e que são difíceis de encontrar. Adoro ler romance e procurei bastante nas barracas até escolher os que eu mais gostei”, disse.

Além dos alunos, os profissionais efetivos da área educacional receberam o vale, com valores de R$ 50,00 até R$200,00. A inspetora de alunos da E. M. Carlos Magno Legentil de Mattos, Fátima Antunes, aprovou a realização da Flim e já aguarda a próxima edição. “O sucesso junto aos alunos é tão grande que seria bom que não acabasse. Eles comentam o que estão lendo, trocam os livros um com os outros. Todo dia passo por aqui, folheio diversos títulos e troco ideias com os livreiros. É uma experiência maravilhosa”, comentou a inspetora.

Quem ainda não conferiu a Flim não pode perder as últimas atrações, que vão até esta quinta-feira (31/10). Livros a preços acessíveis (há promoções de até três títulos por R$ 10,00), contação de história, shows musicais do projeto da secretaria municipal de Turismo “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, e também visitação ao Museu Histórico de Maricá.