Prefeitura de Maricá e Inea firmam parceria para tombamento e gestão da Fazenda Itaocaia

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, assinou no último sábado (26/10) três documentos que viabilizam o processo de tombamento de um dos monumentos históricos mais antigos do município: a Fazenda Itaocaia, símbolo da arquitetura rural do século XVIII e de toda a vida social daquele período.

O evento contou com as presenças do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), André Ilha; da superintendente de Biodiversidade e Florestas da Secretaria Estadual de Ambiente, Alba Simon (representando o secretário Carlos Minc); do secretário municipal de Ambiente, Alessandro Terra, do subsecretário municipal de Ambiente, Evandro Sathler; além de demais secretários municipais e da arquiteta Renata Gama, responsável pelo levantamento histórico-arquitetônico do imóvel.

Os documentos assinados pelo prefeito foram o processo de tombamento histórico da Fazenda Itaocaia, o decreto de desapropriação de sua área para fins de utilidade pública, e um protocolo de intenções para a gestão compartilhada da Fazenda com o Estado. O local foi um dos principais pontos de estada do naturalista inglês Charles Darwin em 1832 durante a sua passagem por Maricá e passará a ser monitoradao oficialmente pelo Inea. Pela parceria com a prefeitura, o local se tornará um núcleo de educação ambiental, com um centro turístico aberto à visitação pública.

“Estamos orgulhosos de dar início à ação do tombamento histórico do imóvel, que passará pelos trâmites oficiais do Inepac e do Iphan, e à desapropriação da fazenda. Essa foi uma promessa da minha campanha e nós vamos entregar esse espaço à população de Maricá, incentivando ainda mais as atividades turísticas e de cunho ambiental”, declarou Quaquá.

O prefeito também mencionou um dos achados de Darwin em sua passagem pela região. “Foi neste caminho que ele encontrou, entre centenas de espécies da flora e da fauna, uma variedade de tatu que levou para o navio Beagle, com o qual seguiu sua expedição. A riqueza de nossa natureza contribuiu para a criação da Teoria da Evolução”, completou. No seu discurso, quaquá agradeceu ao secretário estadual do Ambiente Carlos Minc e à presidente do Inea, Marilene Ramos. “Sem o apoio deles não teríamos avançado tanto”, enfatizou.

Segundo o secretário Alessandro Terra, “tornar a fazenda um espaço tombado e aberto à visitação será um marco para o incremento do turismo e das atividades ambientais em Maricá”.

Já o diretor do Inea, André Ilha, frisou que a Fazenda Itaocaia faz parte do Caminho Darwin, já monitorado pelo Inea. “O Caminho Darwin tem dezenas de pontos, a partir de Niterói e Maricá, que estão sob a supervisão do Inea. Entendemos que uma gestão compartilhada com os municípios é o melhor caminho para a preservação desses locais”, declarou.

Asfalto vai melhorar acesso ao ponto histórico

O prefeito Washington Quaquá anunciou durante a solenidade que no início do próximo ano a Estrada de Itaocaia será totalmente asfaltada. “Pensamos, inicialmente, na pavimentação com paralelepípedos, para manter o ambiente rural, mas não encontramos mão-de-obra suficiente para este trabalho. A solução, então, será o asfaltamento com drenagem, que vai melhorar muito as condições da estrada, principalmente em dias de chuva”, declarou.

Histórico

A Fazenda Itaocaia foi construída provavelmente entre as duas primeiras décadas do século XVIII. O local servia para a produção de cana-de-acúcar e café e possuía dezenas de escravos. Consta em mapa da época como Engenho Tokaia (do tupi Itaocaia = “casa na pedra”). Uma lenda conta que uma negra atirou-se do alto da Pedra de Itaocaia com o filho, para fugir da sanha de sua senhora, que suspeitava de traição do seu marido com a escrava. A Fazenda Itaocaia já serviu como locação para diversas novelas e séries de TV.