Festa Literária de Maricá divulga coletânea de alunos do município

Festa Literária de Maricá divulga coletânea de alunos do município

A 1ª edição da Flim – Festa Literária de Maricá -, entre as dezenas de atividades apresentadas, contou nesta sexta-feira (25/10), com a divulgação do Projeto Redação 2013, com o tema: "Maricá 200 anos – A História continua" do qual participaram alunos da rede municipal de ensino. Cerca de 54 textos foram selecionados por uma equipe de professores da Secretaria Municipal de Educação e do Caderno Educação do Jornal Folha Dirigida. O Projeto Redação acontece desde 2011, com estudantes de toda a rede municipal, desde a Educação Infantil com a produção de textos coletivos até o EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O evento foi apresentado na Tenda da Leitura, com a presença da primeira dama Rosangela Zeidan, do vice-prefeito Marcos Ribeiro, da secretária municipal de Educação, Marta Quinan, da superintendente de Leitura Mônica Salles, subsecretários e diretores de escola, além do alunado presente. Os escritores-mirins autografaram exemplares.

A cerimônia também contemplou a entrega dos certificados aos alunos de diferentes escolas classificados na XVI OBA – Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Foi o caso de Milena dos Santos Leal, oito anos, que cursa o 9º ano da E.M. Marquês de Maricá. Segunda colocada no geral, a menina disse adorar matemática. A mãe, Michele comemorou. “O mérito é dela e da professora de Ciências, Elizabeth, que levou 20 alunos nossos para a Olimpíada, produzindo até estação de lançamento de foguetes durante as provas de campo”, enfatizou.

O vice-prefeito Marcos Ribeiro adiantou que em 2014 o primeiro classificado na XVII Olímpiada será premiado com um telescópio. “Estou emocionado com nossos novos valores. A pesquisa científica é uma área importante, e devemos incentivar nossos estudantes para o estudo e o desenvolvimento”, comentou.

Trabalho eternizado

“Temos um trabalho consistente e unido, por isso conseguimos realizar esta beleza de festa, que não deve nada a nenhum outro município”, avaliou a secretária Marta Quinan, adiantando as edições futuras da feira. “Os expositores já confirmaram presença para 2014, e recebemos propostas de outros livreiros. Provavelmente teremos que alargar o espaço da Flim, com mais tendas e exibidores”, contou. A superintendente municipal de Leitura, Mônica Salles, leu o texto “Garota Carioca”, da estudante Suzane Pereira, de 16 anos,  do 9º ano da Escola Municipal Lucio Thomé Guerra Feteira, aplaudido de pé por toda a plateia. “Impactante. Resume em algumas linhas a história de Maricá e o amor que dedicamos à esta cidade”, completou Mônica.

A primeira dama Rosângela Zeidan agradeceu a presença de todos e a participação em especial dos alunos que compuseram o Projeto de Redação 2013. “Mães: tenham orgulho de seus filhos, futuro de nossa cidade e de nossa nação”, disse.