Secretaria de Saúde vacina cães e gatos contra raiva neste sábado

0
677

Sábado (26/10) a Secretaria Municipal de Saúde realiza a campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos nos 3º e 4º distritos (região de Inoã à Itaipuaçu). A campanha é voltada para a imunização destes animais a partir dos três meses de vida e o atendimento será feito das 9h às 17h. No último sábado (19), a campanha aconteceu em bairros do 1º e 2º distritos da cidade.

Confira aqui a relação completa dos locais de vacinação e não deixe de participar. Mais informações pelo telefone 2634-2607.

Entenda os riscos da Raiva, doença quase sempre letal para humanos:

A raiva é uma doença transmitida principalmente por cães, gatos e morcegos. Quando a raiva é transmitida ao homem, é quase sempre letal. A transmissão da doença acontece quando o vírus, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo, através da pele ou mucosas. Isso pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo simples contato com a mucosa dos animais contaminados.

Como tratar a doença?

Lavar imediatamente o local com muita água e sabão ou detergente e em seguida passar álcool. Quanto mais rápido a ferida é lavada, melhor é a eliminação do vírus do local afetado. Em seguida, deve-se procurar imediatamente um posto de saúde para orientação médica e tratamentos preventivos contra a raiva.

Quais são os primeiros sintomas?

O primeiro sintoma é febre pouco intensa (38º) acompanhada de dor de cabeça e depressão. Em seguida, a temperatura torna-se mais elevada, indo de 40º a 42º acompanhada de mal-estar, formigamento, perda de sensibilidade no local agredido e náuseas. Durante três dias, em média, a vítima fica inquieta e agitada. No período de extrema excitação, ela pode apresentar ataques de terror e depressão, tendência à gritaria e agressividade, com acessos de fúria, acompanhados de alucinações visuais e auditivas, além de baba e delírio.