Circuito Ecológico: Serra do Camburi é a trilha deste sábado

0
800
Grupo irá caminhar pela estrada entre Niterói e Maricá neste sábado - Foto: Clarildo Menezes

A secretaria de Turismo de Maricá já definiu a próxima trilha do Circuito Ecológico da cidade. Os aventureiros irão percorrer a Serra do Camburi, no Retiro, neste sábado (26/10). A caminhada é gratuita e destinada para todas as idades. A trilha é guiada pela secretaria de Turismo com apoio do Grupamento de Defesa Ambiental e de agentes da Defesa Civil. O projeto, que reúne várias outras secretarias, reúne em média 25 participantes.

As inscrições são feitas somente na secretaria de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro) até sexta-feira (25), das 9h às 17h. É necessário apenas preencher um formulário com os dados pessoais. As vagas para transporte gratuito são limitadas (até 25 pessoas), mas os participantes também podem utilizar transporte público ou veículos próprios para chegar até o local de início da caminhada. O horário de saída da secretaria é às 7h30. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

Esta etapa do circuito é feita numa trilha de moderada a pesada. A caminhada será iniciada pela Estrada do Retiro, localizada no km 24 da RJ-106, e seguirá até a rampa onde são feitos os saltos de voo livre. A Serra do Camburi é a sexta trilha do projeto Circuito Ecológico promovida pela secretaria em pontos turísticos da cidade – as outras foram realizadas na Pedra do Elefante, em Itaipuaçu (duas); Mirante do Caju, região central; Tomascar, no Espraiado; e “Caminho de Darwin”, em Itaipuaçu. Esta última aconteceu no último sábado (19/10) e reuniu 30 participantes. Eles percorrem um percurso total de 4 km e conheceram as espécies que o naturalista inglês Charles Darwin pesquisou em 1832.

Dicas para uma caminhada segura

Os organizadores orientam os aventureiros a usarem roupas leves e calçados apropriados. É importante também levar água, frutas e outros alimentos leves. Por se tratar de uma atividade aeróbica, o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos.