Violeta Parra é a atração desta quarta no Cineclube Henfil

Os filmes do Cineclube Henfil são exibidos na sala Darcy Ribeiro, que fica na Casa de Cultura, no Centro

A poetisa e compositora Violeta Parra, considerada a folclorista mais importante do Chile, será homenageada nesta quarta-feira (23/10) em Maricá. O Cineclube Henfil, projeto da secretaria municipal de Cultura, exibe o longa-metragem “Violeta foi para o céu” (2011 – Chile), às 19h, na Casa de Cultura, no Centro. O filme é baseado na vida e obra de Violeta, que se tornou famosa mundialmente, inclusive no Brasil com regravações feitas por Elis Regina e Milton Nascimento, ao compor canções sobre a realidade chilena como forma de manifestação política. O evento é gratuito e haverá distribuição de senhas 30 minutos antes da sessão.

Violeta Parra (1917-1967) fundou a música popular chilena e é autora de sucessos que embalaram gerações revolucionárias nos momentos em que a vida era questionada nos seus limites mais básicos, como “Gracias a la vida”, imortalizada por Mercedes Sosa; e “La Carta”, que tem entre os seus versos o trecho: ”Os famintos pedem pão; chumbo lhes dá a polícia”. O filme é baseado no livro de mesmo nome de Ángel Parra, filho da artista.

Com direção do chileno Andrés Wood, o filme foi sucesso de público em 2011 no Chile com quase 400 mil espectadores. A biografia narra à trajetória da compositora, focando em diversos momentos de sua vida, como a infância na província de Ñuble, a viagem pelo interior do Chile, as visitas à França e à Polônia, além do romance que teve com o músico suíço Gilbert Favre. O longa tem uma hora e cinquenta minutos de duração.

Uma curiosidade é que os distribuidores ao assistirem o resultado final ficaram em dúvida sobre o sucesso do filme e somente fizeram 17 cópias para todo país. Inicialmente, a biografia foi exibida apenas em pequenas cidades. Mas, com o sucesso popular, as distribuidoras gravaram mais cópias e o circuito foi expandido para grandes metrópoles.

A obra “Violeta foi para o céu” foi um dos filmes latinos mais premiados do cinema. Em 2011, ganhou dois prêmios no Festival de Cinema Iberoamericano de Huelva (Espanha) nas categorias melhor atriz (Francisca Gavilán) e melhor diretor (Andrés Wood). No ano seguinte, foi eleito como o melhor filme internacional no Festival de Sundance (EUA), do Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse (França) e do Cinema Internacional de Miami (EUA). Ainda em 2012, o filme foi indicado ao Oscar e para o Festival de Goya (Espanha). Nesse mesmo ano, Francisca Gavilán recebeu outro prêmio como melhor atriz no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara.

Carlos Drummond de Andrade

O Cineclube Henfil exibe também este mês o documentário “Poeta das sete faces” (30/10), baseado na obra do grande escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade. O projeto da secretaria municipal de Cultura homenageou em outubro os poetas Pablo Neruda, Vinícius de Moraes e Graciliano Ramos. A Casa de Cultura fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.