Prefeitura de Maricá reitera situação operacional de pista do aeródromo

Diante de um novo acidente aéreo no município, ocorrido na tarde desta segunda-feira (21/10), a Prefeitura de Maricá vem a público reiterar que a pista do aeródromo municipal continua aberta, não tendo havido até o momento qualquer ação por parte do poder público de solicitar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a sua interrupção. A medida técnica, é de atribuição exclusiva da agência e a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, a quem o aeródromo é vinculado, ainda não tomou qualquer iniciativa nesse sentido, justamente por considerar a necessidade de um eventual pouso de emergência. A pista vem sendo utilizada normalmente por aeronaves em instrução não baseadas no local.

No acidente desta segunda-feira, o bimotor Tupi prefixo PT-KGK*, com duas pessoas a bordo, caiu por volta de 17h dentro da Lagoa do Marine, na localidade de São José do Imbassaí, aproximadamente 8 km do Centro de Maricá – onde está o aeródromo. O aparelho ficou destruído e, de acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve sobreviventes. Segundo informações iniciais, a aeronave era proveniente do aeroporto de Jacarepaguá, no Rio e teria caído antes de chegar à cidade. Não há registro desse prefixo entre as autorizações concedidas recentemente pela prefeitura para as decolagens em Maricá.

O complexo aeroportuário encontra-se com suas atividades técnicas, administrativas encerradas desde o último dia 11/09, quando outra aeronave, pertencente a uma escola instalada no aeroporto, caiu sobre uma casa no Centro da cidade. No acidente, cujas causas ainda estão sendo investigadas, o piloto morreu e o aluno em instrução ficou ferido. Horas depois da queda, a prefeitura decretou o encerramento de todas as atividades no local, especialmente as exercidas irregularmente por um grupo de empresas cujos alvarás de funcionamento haviam sido cancelados há mais de um ano. A medida foi considerada correta pela Justiça – que a manteve em vigor – e endossada pela fiscalização da própria Anac, que esteve no local e não encontrou qualquer irregularidade.

A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico vem autorizando os proprietários a retirarem bens e pertences das instalações, dentro do processo de reordenamento do local. Até o momento, pouco mais de 50 aeronaves já foram retiradas pelos proprietários após a apresentação da identificação e do certificado de propriedade à secretaria. As autorizações são concedidas de forma imediata.

*Informação corrigida, após conferência com a 82ª Delegacia de Polícia