Vias de acesso à ponte da Barra começam a ser urbanizadas

0
1072

As ruas que vão servir de acesso e saída para a ponte da Barra de Maricá já estão sendo preparadas para receber o fluxo de veículos que vai utilizar a nova via, cuja inauguração está prevista para dezembro. Equipes da Secretaria de Obras atuam nas ruas 12 e João Frejat (antiga Rua 13) instalando os meios-fios e preparando o piso para pavimentação, ambas no trecho entre a Rua João Saldanha e a Avenida Central.

De acordo com o planejamento viário montado para a área, cada uma delas terá um sentido distinto de trânsito: enquanto a Rua 12 vai receber quem acessar a ponte no sentido Guaratiba, a Rua João Frejat será utilizada para quem deixar a via em direção ao Centro da cidade. Segundo o secretário municipal de Obras, Fernando Rodovalho, essas duas ruas serão as primeiras do bairro a serem urbanizadas em razão da liberação da ponte, mas todas as outras treze vias também passarão pelo mesmo processo.

Enquanto as vias de acesso estão sendo preparadas, a ponte recebe os últimos retoques para sua inauguração. Operários finalizam a pintura e outros detalhes. Nas próximas semanas, deverá ser feita a rampa de acesso no lado próximo à praia.

Barra urbanizada

O projeto de urbanização dos entornos da ponte da Barra prevê a criação de espaços de estacionamento, áreas de lazer nos dois lados e a revitalização da quadra poliesportiva, que fica atrás do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO). Outra providência será o bloqueio, na altura da ponte, da Rua João Joaquim da Costa, que fica às margens da lagoa e é utilizada historicamente como principal acesso à região litorânea de Maricá.

A ponte da Barra terá 172 metros de extensão e integrará o Centro aos bairros de Guaratiba, Cordeirinho, Bambuí e Ponta Negra. A construção prevê, ainda a implantação de um canal – a ser aberto quando se julgar necessário – para permitir maior circulação e renovação da água do complexo lagunar com o mar e, consequentemente, a oxigenação da água, principalmente em períodos de estiagem.