UPA de Maricá comemora um ano de atendimento e bons resultados com festa para funcionários

Nesta sexta-feira (18/10), data na qual se comemora o Dia do Médico, a equipe da UPA 24 horas de Maricá, administrada pelo governo municipal, realizou uma festa de confraternização para marcar um ano de implantação da unidade no município. Direcionado aos 250 funcionários da unidade e seus familiares, o evento realizado no Palladon Casa de Festas, que contou com a presença da primeira-dama, Rosangela Zeidan, comemorou a excelência de atendimento prestado à população. Apesar de ser um projeto tripartite, o funcionamento do espaço vem sendo mantido apenas com recursos municipais e federais, que somam cerca de R$ 1,5 milhão por mês, a maior parte destinada pela Prefeitura. O governo estadual, embora já tenha anunciado que começará a cumprir a sua parte no programa, ainda não destinou os recursos.

Representante da secretaria de Estado de Saúde, a assessora de humanização, Amanda Stutz, destacou que o trabalho executado pela UPA Maricá é referência em todo Estado. “Não é difícil construir e equipar uma unidade de saúde, no entanto, é complicado ter a tecnologia humana capacitada para oferecer não apenas atendimento, mas sim acolhimento no sentido mais amplo da palavra. E isso, o usuário encontra na UPA de Maricá. Os profissionais estão de parabéns, pois eles ajudam a construir um SUS de qualidade”, declarou a assessora da secretaria de Estado de Saúde.

O presidente da Câmara Municipal, Fabiano Horta, lembrou o empenho político do governo municipal de implantar na cidade uma unidade de pronto-atendimento tipo 3. “Não medimos esforços para trazer para cidade melhores serviços para a população. Para quem viveu a realidade maricaense que antecedeu a instalação da UPA em Maricá, tem muito a comemorar. A UPA estabeleceu uma forma mais dinâmica e humanizada de atendimento o que é fundamental para garantir melhorias dos serviços na área da saúde. Já a diretora geral da UPA, Bárbara Beatriz Nogueira, ressaltou a importância do envolvimento da equipe e da capacitação constante dos funcionários. “Um dos maiores desafios foi qualificar os nossos profissionais por meio de cursos de Educação Permanente. Hoje todos são capacitados para oferecer à população o melhor atendimento possível, pautado no acolhimento e na humanização", disse.

Funcionária da unidade desde a sua implantação, Rosa Lopes, técnica no setor de farmácia, disse que é gratificante trabalhar numa unidade que fornece todos os subsídios necessários para um bom trabalho. “A população carente não sai de lá sem medicamento, inclusive, moradores de outras cidades. Para mim, isso é motivo de muito orgulho”. O médico Phelip Petragli, que também atua na unidade desde o ano passado, já trabalhou em outras duas UPAs, em Nilópolis e Queimados, mas confessou que a unidade de Maricá é a melhor estrutura para se trabalhar e a que oferece o melhor atendimento aos pacientes. “Considero que diferencial é o carinho com que toda equipe trata os usuários”, citou o clínico geral, acrescentando que a excelência no atendimento da UPA Maricá conquistou, inclusive, pacientes que possuem planos de saúde particulares. “Meu irmão tem plano e veio ser atendido na UPA de Inoã por considerar o atendimento de melhor qualidade possível.”,

Foram sorteados diversos prêmios (sanduicheira, prancha de cabelo, mixer, dentre outros) para os presentes e uma TV de 32 polegadas, exclusivamente, para os funcionários). Também foram entregues aos funcionários, que se destacaram ao longo do ano, uma placa comemorativa da unidade. Os funcionários também aproveitaram para curtir o show com o grupo Samba.com.

Número de atendimentos da UPA de Maricá

A unidade contabiliza mais de 106 mil atendimentos (entre consultas clínicas, pediátricas, de odontologia e serviços socais).