Secretaria de Obras inicia pacote de mobilidade em Maricá

Secretaria de Obras iniciou a drenagem na Estrada dos Macacos, via de ligação de Itaipuaçu, São José, Zacarias e Barra de Maricá

Neste sábado (19/10), a prefeitura inicia a pavimentação da Estrada dos Macacos, importante via de ligação entre Itaipuaçu, São José e Barra

A prefeitura iniciou um grande pacote de obras de pavimentação com a criação de importantes vias de acesso em Maricá para facilitar o deslocamento dos moradores e reduzir os congestionamentos na cidade. Neste sábado (19/10), a secretaria de Obras vai utilizar 80 caminhões de asfalto para iniciar a urbanização da Estrada dos Macacos, novo corredor viário que ligará Itaipuaçu, São José do Imbassaí, Zacarias e Barra de Maricá. Esses investimentos integram o projeto de mobilidade “Revolucionando os caminhos”, da secretaria municipal de Obras, e incluem também a modernização de vias em Bambuí, Guaratiba, Pindobal, Cordeirinho, Jaconé, Manoel Ribeiro e Ponta Negra. Ao todo, serão utilizados R$ 20,3 milhões dos recursos próprios para asfaltar 28,9 km de vias da cidade.

Além da Estrada dos Macacos, o pacote de mobilidade urbana prevê a pavimentação em outros dois importantes trechos da cidade. O primeiro compreende a Avenida Antônio Callado, que liga a RJ-106, na altura de Manoel Ribeiro, à região litorânea de Maricá (Pindobal, Barra, Guaratiba, Cordeirinho, Ponta Negra e Jaconé) até o bairro de Bambuí. A outra fase é a implantação do sistema binário na Avenida Maysa (antiga Avenida Central), onde os motoristas irão trafegar sentido Ponta Negra pela Avenida Maysa e o acesso em direção a Barra de Maricá será pela Estrada Beira Lagoa.

As obras na Avenida Antônio Callado, num total de 5 km, foram iniciadas em abril e estão em fase de conclusão. As equipes da secretaria de Obras já pavimentaram as duas pontas da estrada em Manoel Ribeiro e em Bambuí. “Falta somente à parte central da via, na altura de Pindobal. Estamos preparando o trecho para aplicação do asfalto”, informa o secretário Fernando Rodovalho.

O novo corredor viário (Estrada dos Macacos) será executado em três etapas – da Rodovia Amaral Peixoto pela Avenida Prefeito Alcebíades Mendes (1,6 km), da Avenida Maysa até a Avenida Prefeito Ivan Mundin (7,2 km) e da Avenida Maysa até a Rua 37 (3,6 km). Ao todo, serão asfaltados 12,4 km da Estrada dos Macacos. “Será uma opção para os motoristas chegarem a Barra de Maricá sem ter que passar pelo Centro”, destaca o secretário.

A terceira fase do projeto “Revolucionando os caminhos” é a implantação do sistema binário na Avenida Maysa, que ainda prevê a construção de calçadas e ciclovias. Ao todo, serão urbanizados 11,5 km da via. A implantação do binário (os motoristas trafegarão sentido Ponta Negra pela Avenida Maysa e em direção à Barra de Maricá pela Estrada Beira Lagoa) tem o objetivo de reduzir os congestionamentos na região. “Em grandes feriados, como o Carnaval e Réveillon, a população da cidade duplica e engarrafamentos são frequentes, principalmente na região litorânea”, declara Rodovalho, lembrando que todas essas intervenções serão importantes para o desenvolvimento ordenado do município. “Existe a expectativa do aumento da população e, consequentemente de veículos, com a implantação do Porto de Jaconé e da proximidade com o Comperj. Por isso, estamos preparando a cidade”, concluiu o secretário.