Fundación Mapfre vai oferecer espetáculos sobre alimentação saudável para alunos

Numa parceria entre a Prefeitura de Maricá, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, e a ONG Projeto Legal (que desenvolve projetos sociais na área da defesa, promoção e controle dos direitos humanos, especialmente de crianças e adolescentes), a Fundación Mapfre vai oferecer duas apresentações teatrais gratuitas como parte integrante da programação da Festa Literária de Maricá (Flim). Abordando, de forma divertida e criativa, a importância da alimentação e hábitos saudáveis, os espetáculos educativos “Viver com Saúde na Escola” serão realizados na segunda-feira (28/10), no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, em duas sessões: às 11h e às 14h.

Durante uma hora de duração, a peça, por meio de atividades lúdicas, ensina às crianças as dicas para viver com saúde. Dentre alguns tópicos, os alunos vão aprender a origem dos componentes da dieta alimentar, entenderão a importância da prática de exercício físico diariamente, conhecerão os grupos alimentares e irão preparar um café da manhã saudável destacando sua importância como primeira alimentação para o desempenho das funções diárias.

Esse espetáculo faz parte do Programa “Viver com Saúde” da Fundación Mapfre, que cuida da parte social do grupo MAPFRE, empresa seguradora espanhola presente em 44 países nos mercados de seguros, resseguros e assistência da América Latina).  Por meio de um dos cinco institutos especializados da fundação – o Instituto de Prevenção, Saúde e Meio Ambiente , o programa desempenha um importante papel nas áreas de informação, formação e pesquisa, além de promover a segurança, a educação e a cultura da população. O objetivo específico deste programa é ensinar e disseminar hábitos de vida saudáveis, com foco na alimentação dos alunos das escolas da rede pública.

Em 2012, o Programa “Viver com Saúde”, implantado em 2010, como projeto piloto, desenvolveu uma grande ação de mapeamento dos hábitos nutricionais nos estados de São Paulo e Minas Gerais e também a capacitação de 306 professores de 31 municípios mineiros e paulistas, promovendo o envolvimento das 211 escolas participantes e beneficiando 13.476 alunos.