Sala Cult faz homenagem ao poeta Vinícius de Moraes

0
615
Em homenagem ao centenário do poeta, o projeto "Sala Cult" apresenta um show gratuito nesta sexta-feira

Nas duas próximas sextas-feiras (dias 18 e 25/10), a Casa de Cultura de Maricá abre as portas para um dos grandes poetas e compositores da Música Popular Brasileira (MPB). O projeto “Sala Cult” faz uma homenagem a Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos no próximo sábado (19). O cantor Ronaldo Valentim, acompanhado da banda Amigos da Cultura, interpreta clássicos do “poetinha”, como era conhecido, a partir das 19h. O show é gratuito e haverá distribuição de senhas 30 minutos antes do evento.

O repertório inclui músicas compostas por Vinícius e Tom Jobim, como “Ela é carioca”, além de canções assinadas só pelo primeiro, entre elas “Samba em prelúdio”, “Rosa de Hiroshima”, “Onde anda você” e “A felicidade”. O show contará com participações especiais das cantoras Rosa Brasil e Ana Maria. A banda é formada por Dalbert Lopes (violino), Pedro Szigethy (violoncelo), Kaká Colon (percussão), Sérgio Aranda (surdo) e Paulo Ernani (cajon). Durante a apresentação, o diretor artístico do “Sala Cult”, Álvaro Ferreira, fará a leitura de versos de alguns dos poemas mais conhecidos de Vinícius, dentre eles, “Rosário”, “Ternura” e “Ausência”.

Natural do Rio de Janeiro, Vinícius de Moraes era filho de funcionário público e de uma pianista. Casou-se nove vezes e teve cinco filhos. Trabalhou 26 anos no Itamaraty (serviu em Los Angeles, Montevidéu, Roma e Paris) como diplomata e, em 1969, quando atuava como primeiro secretário, foi aposentado compulsoriamente pelo AI-5 no governo do general Costa e Silva, sob alegação de que seu comportamento “boêmio” não conduzia com a carreira pública. Em 2010, o governo brasileiro cancelou o ato e o promoveu postumamente a ministro de primeira classe, o equivalente a embaixador.

Esta é a quarta homenagem da secretaria este mês a Vinícius de Moraes, que, ao lado de Tom Jobim, foi um dos criadores da bossa nova e assinou nesta parceria clássicos da MPB, como “Garota de Ipanema”, “Samba do Avião” e “Chega de Saudade”. Nos dias 04 e 11 deste mês, o projeto “Sala Cult” apresentou especiais sobre a bossa nova. Já o Cineclube Henfil, outro projeto da pasta, exibiu no último dia 09 de outubro o documentário “Vinícius”, baseado na obra do poeta, autor de 400 poesias e 400 músicas.

O “Sala Cult” oferece ao público todas as sextas-feiras acesso às várias formas de arte (música, teatro e poesia, por exemplo), incentivando o trabalho de artistas locais em homenagens a grandes nomes do país e do mundo. Mais informações pelo telefone 3731-1432. A Casa de Cultura fica na Praça Doutor Orlando de Barros Pimentel, no Centro.