Maricá adere ao “Outubro Rosa”, campanha mundial contra o câncer de mama

Casa de Cultura, Paço Municipal e Casa do Turismo serão iluminados de rosa, cor que simboliza o movimento

A campanha mundial “Outubro Rosa” – que alerta a população sobre o câncer de mama – terá a adesão da Prefeitura de Maricá, numa iniciativa da subsecretaria de Políticas para as Mulheres.

Três importantes prédios públicos da cidade – a Casa de Cultura, a Casa do Turismo e o Paço Municipal – serão iluminados a partir desta sexta-feira(11/10) com luzes na cor rosa, em alusão ao laço rosa que simboliza o combate a este tipo de câncer. Além do ato simbólico, ações como distribuição de panfletos informativos sobre a doença serão distribuídos aos moradores.

Além da iluminação especial, a subsecretaria, ligada à secretaria de Direitos Humanos, vai marcar o início da campanha na cidade com uma participação especial no projeto “Sob o Céu, sob o Sol de Maricá”, na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. Além dos shows de ED Baiano, Jô Borges e Geani Mello, a cargo da secretaria municipal de Turismo, haverá panfletagem e sorteio de brindes para as mulheres.

Até o fim da campanha, no dia 25/10, agentes da subsecretaria distribuirão os panfletos com orientações sobre os riscos do câncer de mama e formas de prevenção da doença em outros locais com grande circulação de pessoas: Praça Central de Ponta Negra, Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro), passarela de São José; calçadão de Inoã e Terminal Rodoviário de Itaipuaçu.

Também no dia 25/10 será realizada uma caminhada contra o câncer de mama. A concentração será na Pça Senador Macedo Soares, a partir de 17h, de onde os participantes seguirão até a Pça Orlando de Barros Pimentel, com encerramento no projeto “Sala Cult”, promovido pela secretaria de Cultura.

A Secretaria de Saúde, que também apoia a ação através do PAISMC – Programa de Atenção Integral à Mulher e à Criança – realizará, nos dias de consultas ginecológicas e de pré-natal, Grupos de Sala de Espera e Rodas de Conversa com orientações sobre como fazer o autoexame das mamas.

As ações de panfletagens e o sorteio de brindes no lançamento da campanha serão realizados em parceria com o Instituto Avon e com o os agentes do Programa Municipal de Atenção Integral à Mulher e à Criança.

A História do Outubro Rosa

Apesar de não haver registros sobre o fato que teria originado o movimento, a campanha ganhou força nos Estados Unidos após o Congresso Americado ter aprovado uma lei que instituiu o mês de outubro como o mês de combate ao câncer de mama. Esse período do ano, que já era marcado por ações isoladas em diversos estados americanos para chamar a atenção da população sobre a doença, passou a simbolizar oficialmente o movimento – daí o nome Outubro Rosa. Como um laço rosa também é um símbolo do combate ao cãncer de mama, a cor passou a ser usada em todos os atos do movimento – o principal deles é a iluminação de importantes monumentos públicos e privados.