Frota da “Maricá Transportes Públicos” já é realidade

Montagem dos primeiros dez ônibus foi concluída e veículos serão usados na linha social que ligará o Recanto a Jaconé

Os primeiros dez ônibus que vão compor a frota da “Maricá Transportes Públicos” – empresa criada pela Prefeitura de Maricá para combater o monopólio e os maus serviços do setor na cidade – tiveram a montagem concluída esta semana. Com a novidade, está concretizada a primeira etapa do projeto que vai oferecer à população uma linha social ligando as duas extremidades de Maricá (Jaconé e Recanto de Itaipuaçu) com tarifas mais baixas.

Com os veículos construídos, a administração municipal se prepara agora para a etapa de instalação da tecnologia embarcada – uma série de itens de conforto e segurança para os futuros usuários. Segundo a secretaria municipal de Transportes, os veículos serão equipados com o que há de mais moderno em termos de tecnologia para transporte rodoviário, incluindo itens que vão garantir 100% de inclusão para portadores de deficiências, como telões com avisos sobre o itinerário da linha e as paradas mais próximas (para deficientes auditivos) e sistema de áudio com os mesmos avisos (para deficientes visuais), além de acessibilidade para cadeirantes.

“É importante dizer que nós estaremos na vanguarda em termos de inclusão social nos transportes públicos, principalmente se compararmos os novos ônibus à frota que as atuais empresas colocam nas ruas diariamente em Maricá. Além de todos os itens de acessibilidade, os veículos terão ítens importantes para a segurança dos passageiros, como computadores de bordo capazes de alertar sobre excesso de velocidade ou avarias nos ônibus e GPS para localização da frota”, ressalta Leandro.

Ainda no quesito segurança, serão quatro câmeras por veículo, que vão filmar e gravar imagens da visão dos motoristas, dos corredores, dos cobradores e das entradas de passageiros. “Futuramente, não só as informações registradas nos computadores de bordo, mas também essas imagens, serão transmitidas em tempo real para uma central de monitoramento de trânsito que já está sendo planejada”, antecipa o secretário.

Também faz parte do rol de serviços nos ônibus da “Maricá Transportes Públicos” a oferta de internet grátis sem fio e um sistema de bilhetagem eletrônica. Todos os veículos também terão ar condicionado e cobradores e a primeira linha funcionará 24 horas por dia, passando por pontos onde hoje há carência de linhas municipais e por locais da cidade com grande fluxo de pessoas, como o Fórum Municipal, a prefeitura, a UPA de Inoã e o Hospital Municipal Conde Modesto Leal.

Na última semana, a Câmara Municipal aprovou o projeto de Lei que cria a empresa Maricá Transportes Públicos S/A. Pela lei, a empresa será uma sociedade anônima (por isso a designação S/A) de economia mista e capital fechado.