Próxima edição do “Espraiado de Portas Abertas” será realizada neste domingo

Próxima edição do “Espraiado de Portas Abertas” será realizada no domingo

A comunidade rural do Espraiado, no 2º Distrito de Maricá, realiza no domingo, dia 06/10, das 9h às 17h, mais uma edição do tradicional evento de turismo rural do bairro, o “Espraiado de Portas Abertas”, que é realizado bimestralmente com apoio da prefeitura e participação direta de diversas secretarias.

O evento reúne atrações programadas pelos moradores e serviços de diversas secretarias municipais, como emissão de carteiras de trabalho, shows do projeto "Sob o Céu sob o Sol de Maricá", apresentação dos alunos das oficinas da Casa do Idoso mais Feliz e distribuição de panfletos de prevenção de DST e de Incentivo ao Aleitamento Materno.

Diversos estabelecimentos comerciais e ranchos, ao longo dos sete quilômetros de extensão da Estrada do Espraiado, oferecerão aos visitantes o melhor das tradições locais: passeios rurais, caminhadas ecológicas, exposição e comercialização de peças de crochê, tricô, patchwork, bijuterias com sementes, madeiras, cascalhos e pedras naturais, artesanato com fibra de bananeira, pratos típicos, apresentação de contos focados na natureza e na importância da preservação ambiental, entre outras atrações.

Dentro de uma perspectiva mais ampla de políticas para o desenvolvimento turístico, a subsecretária municipal de Políticas para o Turismo, Raquel Domingos Pucello, destaca o "Espraiado de Portas Abertas" como a principal expressão do turismo rural de Maricá. “Sua importância está cada vez mais crescente, tanto pela iniciativa e participação direta da comunidade rural, assim como também pelo apoio da secretaria de Turismo”. Para a subsecretária, os moradores da cidade e turistas valorizam a cultura do interior, o contato com o campo e com a natureza. “Mostrar o que tem de melhor, seja por meio da "culinária caipira", da arte dos bordados, do artesanato, enfim, já se constitui em ganho – não só financeiro, mas também moral (cidadania, autoestima, etc)”, destacou Raquel.

Realizado desde 2008, a última edição do “Espraiado de Portas Abertas”, realizado em agosto de 2013, contou com aproximadamente duas mil pessoas.

Confira aqui a programação completa do evento.