Emoção no Baile das Debutantes 2013

0
925

42 alunas da rede municipal de ensino, cujas famílias são cadastradas em programas sociais, realizaram sonho em cerimônia organizada pela prefeitura

Uma noite de muita emoção. A realização de um sonho. A terceira edição do Projeto Debutantes, promovido gratuitamente pela secretaria municipal de Assistência Social de Maricá na última sexta-feira (27/09), ficará marcado na memória das 42 meninas beneficiadas este ano. Alunas da rede municipal e integrantes de famílias de baixa-renda cadastradas em programas como o Bolsa Família, as debutantes festejaram cada minuto do baile, realizado na quadra do Colégio Cenecista Maricá.

Além da secretária municipal de Assistência Social, Laura Maria Vieira da Costa, prestigiaram o baile os também secretários Leandro Costa (Transportes), Miguel Moraes (Direitos Humanos e Cidadania) e Jorge Castor (Coordenadoria de Comunicação e Ouvidoria, um dos responsáveis pelo início do projeto em 2011), além do subsecretário de Combate à Dependência Química, Alan Christi. Representando o prefeito Washington Quaquá, a primeira dama Rosângela Zeidan marcou presença, como nos anos anteriores, e ressaltou a satisfação do governo em proporcionar uma noite tão especial, pela terceira vez.

“Ficamos muitos felizes por realizar tantos sonhos numa só noite. Essa noite é tão especial para nós quanto para as meninas e suas famílias. Vocês merecem essa festa linda”, afirmou Zeidan, que fez questão de passar por todas as mesas e cumprimentar as famílias, ao lado de Laura Maria da Costa. “Eu e o prefeito Washington Quaquá aproveitamos para pedir a vocês que não desistam nunca e estudem bastante”, completou, ressaltando ainda o esforço da atual administração em trazer para a cidade a primeira escola de formação técnica, voltada justamente para a formação da mão de obra local jovem.

Já a secretária de Assistência Social fez um agradecimento especial à equipe da secretaria e ao coordenador de Comunicação da Prefeitura, Jorge Castor, por ter iniciado o projeto. “Obrigada pelo esforço de todos que fizeram essa festa inesquecível”. A bênção foi dada às debutantes pelo pastor Vladimir de Castro, da Igreja Batista Atos 2, em Itapeba. “O que estamos presenciando aqui é, antes de tudo, uma iniciativa de amor, e isso não tem preço para todas essas famílias”, disse.

Concurso de redação foi o passaporte para o Baile

As jovens foram escolhidas por meio de um concurso de redação. Duas delas alcançaram a nota máxima e leram seus textos para todos os presentes durante a festa. “Fico feliz pela oportunidade que eu e as outras meninas tivemos de ter uma noite assim, que é um sonho para nós”, declarou Daniele Costa da Silva Machado, que mora em Manoel Ribeiro e cursa o 9º ano da E.M. Amanda Peña de A. Soares, em Bananal. Ao lado dela, Monik Farias da Silva contava que a redação dela ressaltou o esforço de seus pais para a sua formação educacional. “Falei sobre como é bom ter eles dois me apoiando em meus estudos e como isso torna o esforço mais gratificante”, lembrou. “Agradeço muito a todos os envolvidos nessa festa”, completou a aluna do 9º ano da E.M. Lúcio Thomé Feteira, em Cordeirinho.

Além da tradicional dança da valsa com os padrinhos, as meninas e seus convidados dançaram ao som de um DJ. Elas também ganharam de presente um kit de maquiagem e um relógio de pulso e ainda receberão um DVD com um álbum de fotos especialmente produzido durante a festa.