Visita técnica do BNDES ratifica importância do programa de modernização da administração pública de Maricá

Reunião com o grupo de servidores responsável pelos relatórios financeiros e fiscais do PMAT

Investimentos já surtiram efeito na área da Educação, com sistema informatizado nas escolas

Técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – órgão responsável pelo financiamento do Programa de Modernização da Administração Tributária de Maricá (PMAT) – visitaram a prefeitura ontem (quarta, 25/09) e hoje (quinta, 26) para acompanhar o avanço dos investimentos na cidade, iniciados em 2011. As principais medidas em curso graças ao programa são a reforma completa do Paço Municipal e a informatização de processos em áreas cruciais da administração pública, como Educação e Saúde – com a integração dos prédios públicos por meio do software livre ‘E-cidade’.

A gerente da Área de Infraestrutura Social do BNDES, Márcia Gondim, e a economista do mesmo setor, Francesca Machado avaliaram a transformação dos recursos aplicados pelo BNDES em melhorias na gestão administrativa e no atendimento à população. De acordo com a gerente, a visita é uma rotina necessária para o perfeito andamento do programa. “É um processo constante e rotineiro. Sempre que possível visitamos as cidades parceiras para verificar se os investimentos foram realizados de forma adequada, se as ferramentas foram incorporadas à rotina de trabalho dos funcionários e também para oferecer orientações que possam aperfeiçoar ainda mais os resultados práticos do programa”, destacou Márcia.

Durante os dois dias da visita, as técnicas do BNDES conheceram in loco o funcionamento e a aplicação do programa: visitaram as instalações físicas de diversos setores da administração pública, como as secretarias de Fazenda, Administração e Executiva; conheceram o andamento das obras no térreo da prefeitura (onde será instalado o futuro setor de atendimento ao contribuinte); observaram a aplicação do e-cidade no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Boqueirão (que entre outros benefícios permite o agendamento eletrônico dos pacientes); e também se reuniram com o grupo de servidores responsável pelos relatórios financeiros e fiscais do programa.

Os maiores avanços do e-cidade, no entanto, puderam ser constatados numa reunião na Casa Digital com os responsáveis pelo setor de Tecnologia de Informação da secretaria municipal de Educação, Claudio Luz e Flávio Consoline. Lá, o corpo técnico do BNDES foi apresentado às ferramentas já implementadas nas escolas de Maricá e que modernizaram a gestão educacional das unidades. “Praticamente todas as escolas já estão inseridas no sistema e-cidade. Dados escolares como calendário, notas, frequência e informações sobre cada turma fazem parte desse processo”, destacou Flávio, acrescentando que uma das prioridades da secretaria de Educação é capacitar mais funcionários para manter o sistema ativo e atualizao. Agentes da Educação já treinados e que utilizam o sistema também acompanharam a reunião na Casa Digital.

O secretário municipal de Fazenda, Roberto Santiago, reafirmou o compromisso da Prefeitura com o PMAT. “A modernização pública é um trabalho contínuo que exige muito planejamento, treinamento de funcionários, infraestrutura e ações constantes. Toda a equipe municipal está empenhada em manter a excelência na execução do programa”, declarou o secretário.