Hospital Municipal de Maricá ganha duas novas ambulâncias

A população de Maricá recebeu duas novas ambulâncias para atendimentos de emergência na cidade. Nesta terça-feira (24/09), os veículos, doados pelo governo do estado, foram trazidos para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, que passa a contar com seis ambulâncias municipais, além das três que são reguladas pelo estado por meio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Segundo a secretária municipal de Saúde, Janete Valadão – que representou o prefeito de Maricá, Washington Quaquá na cerimônia de entrega dos veículos no Rio – as novas ambulâncias serão imediatamente licenciadas para entrar em funcionamento o mais breve possível. “Elas precisam, por exemplo, cumprir as exigências de emplacamento. Os novos veículos são importantes para garantir maior autonomia ao município no atendimento de emergência”, declarou a secretária, ressaltando que a prefeitura já possui quatro ambulâncias, sendo três básicas e uma de UTI.

Os veículos doados pelo Estado são equipados com sirene eletrônica, maca retrátil, banco baú para acompanhantes, ar-condicionado, suporte para cilindro de oxigênio fixo na maca, mangueira de oxigenação, suporte de soro e sangue.

O diretor do hospital, Dr. Wilson Alvarenga, acrescentou que as ambulâncias serão importantes para atender com mais agilidade as demandas em todas às regiões da cidade. “Realizamos, em média, 300 atendimentos por mês como transferências para outros hospitais, encaminhamento para tratamento de hemodiálise e câncer, além das chamadas de emergências”, destacou o diretor.

Ao todo, foram entregues 153 veículos aos representantes de 82 municípios numa cerimônia realizada em Sulacap, na Zona Oeste do Rio, pelo governador Sérgio Cabral, vice-governador Luiz Fernando Pezão e secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.