Prefeitura assume ações estratégicas para reforçar segurança na cidade

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (23/09) com representantes do aparato de segurança pública que atuam na cidade, como o delegado da 82ª DP, Júlio Cesar Mulatinho Neto, e o comandante da 4ª companhia independente da Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento de Maricá, capitão Struchel, além do secretário municipal de segurança, Fabrício Bittencourt, e do subsecretário de Defesa Civil, coronel Jorge Braga. O objetivo do encontro, convocado pela Prefeitura, foi o de avaliar o quadro da criminalidade no município e discutir ações a serem implementadas em parceria com o poder público municipal de forma a reforçar o trabalho das polícias.

As sugestões recebidas e que dependem de uma ação do estado serão apresentadas pelo prefeito ao secretário estadual José Mariano Beltrame em uma reunião agendada para esta quinta-feira, 26/09, na sede da secretaria, no Rio. O encontro servirá também para que seja mostrado o abaixo-assinado organizado pela Prefeitura, no qual a população pede a instalação de um batalhão da PM em Maricá. O documento já conta com 15 mil assinaturas e demonstra a necessidade urgente de uma revisão da estratégia adotada pela cúpula da segurança no estado com relação ao município.

A principal ideia apresentada foi prontamente acolhida pelo prefeito. Para a polícia, a inexistência de um depósito municipal para onde possam ser levados veículos apreendidos em situação irregular é uma lacuna que, sendo preenchida, reforçaria muito a ação dos agentes. “A possibilidade da apreensão coíbe outras ações, por também ser um elemento que afugenta quem planeja um ato criminoso”, explicou o delegado Júlio Cesar, citando como exemplo o tráfego irregular de quadriciclos e até automóveis dentro da faixa de praia no fim de semana, além dos carros com aparelhagens de som. O prefeito determinou ao secretário municipal de segurança que procure rapidamente um local para que o depósito municipal seja instalado.

Outra medida sugerida foi a do reforço do contingente da PM – atualmente a 4ª CIPM contaria com 108 homens no total – com o aproveitamento, nos quadros do município, de policiais dentro do programa aprovado pelo governo estadual que permite o segundo emprego. “Vamos discutir com o comando da PM a vinda desses homens a mais, precisamos definir esse quantitativo”, aprovou o prefeito, ressaltando que todos deverão ser moradores da cidade. A sinergia entre as equipes poderia se dar, por exemplo, no aproveitamento deles em bases fixas para atuar com rádios no apoio ao contingente da PM. Atualmente, na avaliação dos agentes, o eixo da RJ-106, especialmente nas proximidades de Inoã, é o ponto crítico em termos de segurança. Uma dessas bases, segundo o comandante da 4ª CIPM, poderia ser na rodovia, próximo à chegada à Itaipuaçu. “De qualquer forma essa situação será melhorada com a instalação das câmeras de vigilância que nosso plano de segurança prevê”, acrescentou o prefeito Washington Quaquá.

Foi lembrada ainda, e a reivindicação será levada ao secretário Beltrame, a necessidade da instalação de uma delegacia especializada em atendimento à mulher em Inoã, além de um pedido para que o estado destine mais viaturas para a Polícia Civil, responsável pelo trabalho de investigação dos crimes registrados na cidade.