Prefeitura testa equipamento que vai reforçar limpeza nas praias

Serviço começa já na próxima semana
A Prefeitura realizou nesta sexta-feira (20/09) os primeiros testes da máquina recém-adquirida pelo município para a limpeza mecanizada da areia das praias. A operação foi realizada durante a manhã na praia de Barra de Maricá, no trecho próximo à rua 13, e é a última etapa antes do início oficial do serviço, na próxima segunda-feira (23/09).
Adquirido pela empresa Kat Ambiental (que executa os serviços relativos à coleta de lixo em Maricá), o equipamento é capaz de remover detritos a uma profundidade de 20 cm, promovendo, além da limpeza, o arejamento do solo para a manutenção do ecossistema local. A limpeza mecanizada na areia será realizada de segunda a sexta-feira, de 05h às 13h por uma equipe de três pessoas (o motorista da máquina e dois auxiliares). Inicilamente, o serviço vai beneficiar Barra de Maricá, Ponta Negra e Itaipuaçu. O roteiro ainda não foi divulgado e a previsão da administração municipal é a de que um segundo equipamento idêntico ao que acaba de entrar em operação reforce a limpeza das praias no início do verão, quando o número de banhistas – e consequentemente a quantidade de lixo – aumenta.

"O reforço na limpeza das praias faz parte de um planejamento iniciado com a definição da taxa de coleta de lixo, o encerramento das atividades do aterro do Caxito, a redefinição das rotas e dias de coleta nas ruas e a inclusão da coleta nos condomínios", avalia o secretário de Obras, Fernando Rodovalho. “Os próximos passos incluem, além da chegada de mais um equipamento para limpeza da areia, a varrição mecanizada das vias e o início da coleta seletiva. Faremos também campanhas educativas e haverá mais fiscalização", anuncia.
Sobre as campanhas educativas, a expectativa da Prefeitura é que elas também coincidam propositadamente com o verão. Entre as medidas, serão instaladas grandes lixeiras provisórias nas principais praias da cidade, como medida para chamar atenção da população e dos turistas sobre a importância de se recolher todo o lixo produzido e descarta-lo devidamente. “Ainda é corriqueiro as pessoas ignorarem o lixo que elas próprias produzem. A responsabilidade em manter a cidade limpa é de cada um de nós”, alerta o secretário.