Baile anual de debutantes é remarcado para o dia 27 deste mês

Edição de 2013 terá a participação de 42 estudantes da rede municipal de ensino escolhidas em concurso de redação
A terceira edição do Projeto Debutantes, que desde 2011 promove gratuitamente um grande baile para meninas carentes de Maricá, foi remarcado para as 18 horas da próxima sexta-feira, dia 27, na quadra do Colégio Cenecista Maricá. A informação foi divulgada pela secretaria de Assistência Social, responsável pela organização do evento.
Neste ano, participam 42 jovens que completaram ou irão completar 15 anos em 2013, todas alunas da rede municipal de ensino e de famílias cadastradas em programas de transferência de renda por meio do CADúnico. As debutantes foram selecionadas em um concurso de redação com o tema “O que você deseja para o seu futuro?”. As alunas Monik Farias da Silva (da E.M. Lúcio Thomé Feteira, em Cordeirinho) e Daniele Costa da Silva Machado (da E.M. Amanda Pena, em Bananal) se destacaram com a nota máxima.
“Essas redações foram interessantes porque refletiram bem a história familiar e as dificuldades sociais e financeiras de cada uma das meninas. Elas sempre têm situações comoventes e que mostram as lutas que já tiveram que enfrentar, mesmo com tão pouca idade”, aponta a secretária de Assistência Social de Maricá, Laura Maria Vieira da Costa, que fez questão de destacar o esforço de sua equipe na realização do baile. “Todos se empenharam bastantes e estão de parabéns”, afirmou, ressaltando que a procura aumenta a cada ano.
Além da oportunidade de vivenciarem o baile especialmente preparado para elas, as jovens receberam R$ 80 cada uma para o “dia de beleza” em um salão à escolha delas. Após a celebração ecumênica (com um padre e um pastor evangélico) e a parte cerimonial (com a participação de guardas municipais em traje de gala), haverá uma festa para as debutantes e seus convidados ao som de um DJ, com veículos à disposição para buscar e levar as garotas e seus familiares aos bairros onde vivem. Cada uma das meninas vai receber um presente surpresa no dia do baile e, após o evento, vão ganhar também um DVD com fotos e imagens.