Prefeitura e Senai formam 81 técnicos em construção civil

Os alunos concluiram o curso "Construtor de Obras de Edificações" e estão aptos a buscar vagas no mercado de trabalho

A prefeitura de Maricá, em parceria com o Senai, formou nesta quarta-feira (18/09) os primeiros alunos do curso técnico profissionalizante “Construtor de Obras de Edificações”. A qualificação na área de construção civil, uma das mais aquecidas da cidade, beneficiou 81 estudantes do 4º ano do Ensino Médio do Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel. O curso com carga horária de 1480 horas foi realizado entre maio de 2011 e fevereiro deste ano, no anexo da escola municipal, em Araçatiba.

A cerimônia de entrega dos diplomas aconteceu na quadra do CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, e contou com as presenças dos pais e responsáveis. Segundo a secretária municipal de Educação, Marta Quinan, o curso de formação do Senai em parceria com a prefeitura amplia as oportunidades dos jovens no mercado de trabalho. “Vocês serão os grandes engenheiros e arquitetos do futuro. Alguns já estão trabalhando na área de construção civil e tenho certeza que todos irão colher os frutos desta qualificação”, declarou a secretária.

É o caso de Michel Jorge dos Santos Paes, de 19 anos, que mora no Flamengo e cujos pais são do ramo da construção civil. O formando, estagiário de uma empresa que está construindo um condomínio em Ponta Negra, vive agora a expectativa da contratação. “Estou terminando o estágio e acredito que serei contratado”, afirma Michel, que pretende fazer uma faculdade de Arquitetura assim que concluir o Ensino Médio. “Esse curso foi muito importante para aprimorar meus conhecimentos técnicos em elétrica e hidráulica. Sempre gostei de desenhar projetos de obras e agora vou aperfeiçoar isso num curso superior”, concluiu.

A prefeitura também abriu espaço durante o curso para os alunos desenvolverem o aprendizado em obras no município. O morador de São José do Imbassaí Adam Cleiton do Rosário da Cruz Teixeira, de 20 anos, trabalha com topografia na secretaria municipal de Obras. “O curso me garantiu uma vaga no mercado de trabalho e agora vou fazer uma faculdade de Engenharia Civil”, ressalta Adam.

O evento de formatura também contou com as participações do Técnico de Educação do Senai, Marcos Rangel; da subsecretária municipal de Educação, Mariane da Fonseca; da coordenadora municipal do Ensino Profissionalizante, Kelly Farias; da superintendente de Educação Básica, Verônica Machado; além da diretora da unidade escolar, Adriana Mataruna.