Secretaria de Turismo de Maricá promove Circuito Ecológico com caminhadas e trilhas gratuitas na cidade

A secretaria municipal de Turismo e Lazer inicia no próximo sábado (21/09) o Circuito Ecológico de Maricá. O intuito da ação é divulgar as trilhas ecológicas existentes na cidade e incentivar moradores e turistas a desbravá-las em caminhadas guiadas pela própria secretaria, com o apoio do Grupamento de Defesa Ambiental e de agentes da Defesa Civil.

A primeira atividade oficial do projeto, no dia 21, será na trilha que leva até o Mirante do Caju, na região Central de Maricá, de onde é possível avistar bairros como Araçatiba, Flamengo e o próprio Centro, além de regiões distantes como Cordeirinho e até Ponta Negra. A caminhada é moderada e terá duração de uma hora. A saída será às 08 horas da manhã na sede da secretaria de Turismo, na Praça Conselheiro Macedo Soares.

As caminhadas (a programação completa com as futuras atrações ainda será divulgada) serão gratuitas e terão vagas limitadas. Os participantes serão levados de carro até os locais da caminhada e o ponto de encontro será sempre a secretaria municipal de Turismo. “Queremos promover esse tipo de turismo na cidade e convidar também os moradores a desbravar as trilhas. É um incentivo à prática de atividade física e à contemplação das belezas naturais da nossa cidade”, ressalta o secretário municipal de Turismo, Amaury Vicente.

No último dia (31/08), o prefeito Washington Quaquá e o secretário de Turismo participaram de uma caminhada com visita ao Mirante de Itaipuaçu e à Pedra do Elefante, que farão parte do “Roteiro da Aventura” – uma das opções de trilhas que serão sugeridas no projeto do circuito ecológico. O Prefeito é um entusiasta da promoção do turismo ecológico e de aventura em Maricá e enalteceu as belezas naturais da cidade. “A visão do alto da Pedra do Elefante é única. De lá, as pessoas podem admirar toda a praia de Itaipuaçu, parte da lagoa de Maricá e algumas praias de Niterói. É uma vista de cartão postal”, declarou.

Dicas para uma caminhada segura

Os organizadores do Circuito Ecológico orientam os interessados a usarem roupas leves e calçados apropriados. É importante também levar água, frutas e outros alimentos leves. Por se tratar de uma atividade aeróbica, o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos.

Mais informações pelo telefone 3731-5094.