Comunidade do Marquês festeja reinauguração de escola municipal reformada pela Prefeitura

Alunos durante reinauguração de escola municipal reformada pela Prefeitura

A comunidade escolar do Bairro Marquês de Maricá prestigiou, na manhã desta sexta-feira (06/09), a entrega da ampliação e reforma da Escola Municipal Alfredo Nicolau da Silva Júnior. Pais – a 23ª unidade beneficiada pelo pacote de obras da atual administração na rede municipal de ensino.

Dezenas de alunos e funcionários compareceram à cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito e professor Marcos Ribeiro e a secretária municipal de Educação, a professora Marta de Mello Quinan.

Com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), as melhorias totalizaram um investimento de 1,04 milhão e incluíram a construção de uma quadra poliesportiva coberta e playgroud com grama sintética; melhorias no refeitório; construção de banheiros adaptados e três novas salas para a educação infantil; além de espaços para multimídia e informática. O prédio também passou por substituição de janelas e troca das instalações elétrica e hidráulica.

Representando o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, o vice-prefeito relembrou as precárias condições da unidade, fundada em 2001. “Onde hoje está a quadra que construímos havia um brejo e, bem perto, uma fossa. Não havia espaço para a prática esportiva e nem para a educação Infantil. Temos o orgulho de entregar uma escola praticamente nova”, destacou. O vice-prefeito acrescentou que serão concluídas, até o fim do ano, as obras de pavimentação do bairro Marquês de Maricá.

A secretária municipal de Educação ressaltou que possui um carinho especial pela escola e lembrou que um de seus quatro filhos foi aluno da unidade. Marta destacou que, com a ampliação da unidade, foi possível incorporar turmas de sexto ano do ensino fundamental, além de ensino infantil. “A reforma permitiu aos alunos do 5º ano prosseguirem seus estudos na comunidade, sem precisarem se deslocar para escolas do Centro, além de beneficiar crianças a partir dos três anos”, destacou Marta. Segundo a secretária, a próxima escola a ser reinaugurada é a E. M. Osdevaldo Marins da Mata, em Santa Paula, na próxima sexta-feira (13/06).

À frente da direção da escola há oito anos, a diretora Luzia Dalva Iris Ribeiro, ressaltou a importância desse investimento para os alunos. “Há anos, a comunidade escolar desejava a ampliação da escola para oferecer melhores condições de ensino para nossas crianças. É um sonho que hoje está sendo realizado”, destacou a diretora que, em 1987, foi uma das pessoas responsáveis pela fundação do Sindicato dos Professores de Maricá. A unidade atende 373 alunos da Educação Infantil até o 6º ano.

Alunos comemoram novas instalações

A comunidade escolar comemorou a entrega das novas instalações. Josias Neonilo da Silva Neto, pai da aluna do 1º ano Yasmin, de sete anos, afirmou que as melhorias estimulam o aprendizado das crianças. “A escola está mais ampla, iluminada e isso contribui para a rotina escolar”, afirmou Josias que, juntamente com sua esposa Viviane, sempre comparece às reuniões e atividades extraclasse para estimular a filha. “Acho importante estar presente para acompanhar e incentivar o crescimento educacional dela. A escola tem um papel fundamental na formação de bons cidadãos”, acrescentou.

Simone Oliveira do Rosário, mãe da aluna, Fabiana, de sete anos, elogiou o trabalho pedagógico realizado na escola. “Tão importante quanto as paredes e equipamentos, são os profissionais que aqui estão e a forma como eles tratam nossos filhos. Sempre são carinhosos, cuidados e consideram a escola como a extensão de uma grande família”, salientou Simone, ex-aluna do Colégio Estadual Elisiário Matta e do professor Marcus Ribeiro. “Hoje quero agradecer ao meu eterno professor que antes de ser vice é um grande homem, preocupado com o futuro das crianças”, ressaltou.

Os alunos também elogiaram as obras realizadas. A aluna Júlia Santos de Elizeu, de 15 anos, adorou a ampliação da escola. “Ficou muito melhor. O que mais gostei foi a construção da quadra para poder jogar queimado, vôlei e basquete”, destacou. Lara de Andrade, de 11 anos, era aluna do Colégio Cenecista Maricá e está muito satisfeita porque esse ano passou a ser aluna da escola para cursar o 6º ano. “Se não fosse essa obra, não poderia estudar aqui, que é pertinho da minha casa”.

Durante a cerimônia, os alunos participaram de apresentações: as turmas de Educação Infantil apresentaram a coreografia da canção da Xuxa “Tô de Bem com a Vida”; os alunos do 1º ao 5º ano cantaram a música “Enquanto Houver Sol”, do grupo de rock nacional Titãs; e os alunos do 6º ano fizeram uma paródia da música “A Casa”, de Vinicius de Moraes, sobre o “antes e depois” da unidade. Após as apresentações, foram entregues flores para as filhas do patrono da escola Alfredo Nicolau da Silva Júnior, Maria Lúcia da Silva Pinto e Maria Suely da Silva.