Prefeitura de Maricá reinaugura 23ª escola completamente reformada nesta sexta

Escola Alfredo Nicolau será reinaugurada na próxima sexta-feira

A Prefeitura de Maricá reinaugura mais uma unidade escolar, agora no Bairro Marques de Maricá. Trata-se da ampliação e reforma da E. M. Alfredo Nicolau da Silva Júnior, que é a 23ª escola municipal completamente reformada pela administração atual. A cerimônia será realizada na próxima sexta-feira (06/09), às 10h, uma semana após a entrega das novas instalações da escola municipal Carlos Magno Legentil de Mattos (no Centro). O evento contará com a presença do Prefeito de Maricá, Washington Quaquá, do vice-prefeito Marcos Ribeiro e da secretária municipal de Educação, Marta Quinan.

As melhorias incluem a construção de quadra poliesportiva coberta, refeitório, banheiro adaptado e três novas salas para a educação infantil, além de espaços para multimídia e informática e um playgroud com grama sintética. Houve ainda substituição de janelas por peças mais amplas feitas de alumínio e troca das instalações elétrica e hidráulica. As obras de de construção das novas salas, refeitório e quadra foram realizadas numa área de aproximadamente 50 metros quadrados nos fundos da unidade. Com as obras, a escola, localizada na Rua Visconde de Itaúna Quadra 17, passa a atender 373 alunos da Educação Infantil até 6º ano.

Com base na tabela da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ), o valor investido, oriundo de repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) foi de R$ 1,04 milhão. Fundada em 2001, essa foi a primeira reforma na unidade desde a inauguração do espaço e segue a estratégia da atual administração municipal de reformar e ampliar todas as unidades escolares antes de construir novas escolas na cidade.

A secretária municipal de Educação, a professora Marta de Mello Quinan, explicou a importância da ampliação dessa unidade. “A reforma proporcionou aos alunos do 5º ano a oportunidade de prosseguirem seus estudos na comunidade, sem precisarem se deslocar para escolas do centro, além de beneficiar crianças a partir dos três anos com a incorporação da educação Infantil na unidade”, destacou a secretária.

Mais investimentos municipais
Outra unidade que passa por reforma e ampliação é a E.M. Osdevaldo Marins da Mata, em Santa Paula, cuja entrega das obras deve ocorrer nos próximos meses. Em Itaipuaçu, segue em ritmo avançado a construção da terceira creche do programa federal Pró-Infância em Maricá. A unidade segue os moldes das recém-inauguradas Marilza da Conceição Rocha Medina (em Marinelândia) e José Carlos de Almeida e Silva (em Bosque Fundo).