Secretaria de Saúde convoca população para manter vacinas em dia

Secretaria de Saúde convoca população para manter vacinas em dia

Campanha de multivacinação aplicou 3.774 doses em Maricá

Mesmo com o encerramento da campanha nacional de Multivacinação – que imunizou 3.318 crianças em Maricá entre 24 e 30 de agosto – a prefeitura informa que as unidades municipais de saúde continuam oferecendo as vacinas que fazem parte do calendário básico e que combatem doenças como sarampo, coqueluche e tétano. Na campanha de multivacinação foram aplicadas ao todo 3.318 doses na cidade.

Segundo a coordenadora municipal de vacinação, Núbia Brum, é obrigatória a apresentação da caderneta para que os profissionais possam verificar quais vacinas estão faltando. “É importante que os pais levem seus filhos com caderneta de vacina ao posto de Saúde mais próximo de casa, para que avalie as informações e, se for necessário, aplique as imunizações”, destacou.

A coordenadora também convocou os beneficiários do Bolsa Família a procurarem um dos postos de saúde para o acompanhamento obrigatório previsto no programa como uma das condicionalidades impostas pelo Governo Federal para a concessão do benefício.. ”Fizemos esse trabalho junto com a multivacinação, mas há famílias que ainda não compareceram”, ressaltou a coordenadora, destacando que o monitoramento do estado de saúde dos beneficiados pelo programa Bolsa Família vai até dezembro.

Vacinas disponíveis
As vacinas rotavírus, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B), hepatite b, antitetânica, tríplice viral, influenza, DTP (tríplice bacteriana – difteria, tétano e coqueluche), pólio oral (VOP – pólio oral), Pólio intramuscular (VIP – Vacina Inativada Poliomielite), Meningo c e Pneumo 10 estão disponíveis nas unidades Posto de Saúde Central, Saõ José, Inoã, Ponta Negra, Santa Rita e nos PSF Barra, Guaratiba, Bambuí, Espraiado, Ubatiba, Mumbuca, Retiro, Ponta Grossa, São José II, Chácara de Inoã, Bairro da Amizade e Jardim Atlântico. O horário de funcionamento dos postos é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Já a vacina contra a tuberculose, a BCG (Bacillus Calmette-Guérin), é oferecida de segunda a quinta, das 8h às 11h, juntamente com o teste do pezinho (exame para recém-nascidos), apenas no Posto Central, assim como a vacina da Febre Amarela, que é aplicada todas as terças-feiras, das 13h às 16h. A vacina antirrábica é aplicada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Posto Central, no Posto de Santa Rita, na UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital Conde Modesto Leal.