Prefeitura entrega mais 430 cartões de transporte universitário

Diana Ribeiro, estudante de Pedagogia, está entre os 430 novos usuários do programa.

A secretaria municipal de Assistência Social de Maricá entregou, na manhã do último sábado (31/08), mais 430 cartões do Bilhete Único Universitário para estudantes maricaenses. Agora, 1.500 usuários são beneficiados pelo programa, que subsidia o deslocamento dos estudantes para universidades públicas e privadas ou cursos técnicos em cidades vizinhas. A cerimônia de entrega dos novos cartões, realizada no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, foi comandada pela secretária de Assistência Social, Laura Maria Vieira da Costa, e pela coordenadora do programa no município, Verônica de Assis.

Há quase dois anos em atividade, o "Bilhete Único Universitário" substituiu os ônibus mantidos pela Prefeitura para transportar os estudantes e promoveu independência de horário para o uso do transporte público gratuito. Pelo programa, duas passagens no intervalo de até duas horas e trinta minutos custam apenas R$ 4,95 – desde que uma delas seja em uma linha municipal.

Os estudantes receberam  todas as instruções sobre o uso adequado dos cartões e sobre as exigências para manterem o benefício ativo, como a necessidade de recadastramento dos dados pessoais a cada semestre e a atualização de dados (mudança de grade curricular dos cursos, por exemplo). A secretária Laura Maria ressaltou que, para ser beneficiário do programa municipal, o estudante deve cancelar qualquer outro cartão do Sistema RioCard.

“Nos casos de duplicidade de cartões, quando mais de um cartão está vinculado a um mesmo CPF, o usuário tem direito a escolher o que melhor atende suas necessidades. Toda mudança tem de ser comunicada à secretaria de Assistência Social, sob pena de cancelamento do cartão entregue pela prefeitura”, orientou a secretária. “Quando houver perda, dano ou extravio do cartão, a comunicação tem de ser imediata e o usuário deve pagar R$ 17,50 para confecção de um novo", enfatizou.

Vidas transformadas

Sheila Correa, 43 anos, mora no Flamengo, tem três filhos e é aluna do 2º período de Direito de uma universidade particular no Rio de Janeiro. Com o cartão, terá sua rotina transformada para mehor. “No início do ano, estava desempregada e com os gastos da faculdade, que incluíam a passagem, o dinheiro não sobrava para comprar livros importantes pra minha formação. Eu mesma fazia apostilas usando cópias de livros dos meus amigos para conseguir estudar. O cartão com certeza vai mudar minha vida”, comemorou Sheila.

Mãe de gêmeos, a estudante de Pedagogia Diana Ribeiro também estava feliz com a economia que o cartão representará para sua família: "É um gasto considerável que eu não vou ter mais, além de um incentivo para eu não desistir dos estudos", disse. O aluno Natanael Carvalho, 20 anos, está no segundo período do curso de Publicidade numa instituição de Niterói e também faz parte do grupo de novos beneficiados. Morador do Jardim Atântico, em Itaipuaçu (4º distrito), estava entusiasmado com o cartão que recebeu. “Será bom para minhas economias, pois estou desempregado e minha família tem poucos recursos”, declarou.

Já Kelly Cristina cursa a graduação de Veterinária, também em Niterói. Moradora de Inoã, Kelly é bolsista do PROUNI e afirma que, com o Cartão Universitário, o apoio do governo aos seus estudos será completo. “Agora vou estudar com mais tranquilidade, sem a preocupação com os gastos da passagem”, garantiu.