Guaratiba recebe com festa entrega de pavimentação em mais de 90% das ruas

O prefeito Washington Quaquá anunciou a pavimentação completa do bairro e outras obras no bairro

A prefeitura inicia em outubro 67 frentes de asfalto em toda cidade

A prefeitura de Maricá terá, em outubro, ao todo 67 frentes de obras de pavimentação em toda a cidade. O anúncio foi feito na última sexta-feira (30/08) pelo prefeito Washington Quaquá na solenidade de inauguração das obras de pavimentação de Guaratiba, o primeiro bairro da cidade a contar com mais de 90% de ruas pavimentadas e com drenagem instalada.

As intervenções em 11 ruas, uma antiga reivindicação dos moradores, transformaram as vias e a própria localidade, uma das mais procuradas por turistas na cidade. Quaquá ainda garantiu outras obras para o bairro, como a reforma do Jardim de Infância Municipal Trenzinho da Esperança e a construção de um parque infantil, entre outros. "Guaratiba, como a maioria dos bairros de Maricá quando assumi a prefeitura, não tinha asfalto”, afirmou. “Hoje entregamos um bairro urbanizado e com todas as ruas pavimentadas. É a revolução urbana que estamos realizando em Maricá", destacou o prefeito, agradecendo o apoio da Câmara Municipal e acrescentando que atualmente mantém 22 frentes de obras desse tipo na cidade.

Também presente à cerimônia o vice-prefeito Marcos Ribeiro acrescentou que a urbanização do local é o cumprimento de uma meta assumida com a população. “Era um bairro esquecido por outras administrações. Hoje é um dia importante porque estamos entregando um bairro urbanizado”, declarou o vice-prefeito. A primeira dama Rosangela Zeidan e os vereadores Fabiano Horta, Aldair de Linda e Marcelo Viana também participaram da inauguração.

As obras de urbanização contemplaram ruas principais do bairro, como o entorno da Ponte Preta, Rua 40, Estrada Beira de Lagoa e Avenida Dois, além de vias internas. Foram utilizados 80 caminhões de massa asfáltica, o que corresponde a 18,5 mil metros quadrados de vias modernizadas na região.

Além de melhorar o acesso de moradores e de serviços públicos, a urbanização também já valoriza os imóveis. É o que afirma o aposentado Lino de Carvalho, de 65 anos, que mora na Avenida Um. “Comprei uma casa de três quartos há 3 anos por R$ 85 mil. Depois dessas obras, já me ofereceram R$ 190 mil e eu recusei”, revelou Lino, que mora em Bangu, Zona Oeste do Rio, e passa os fins de semana em Maricá. “Antes minha mulher e meus netos não queriam vir para cá. Agora não querem ir embora. Minha mulher, inclusive, quer morar aqui”, completou.

O pedreiro Elias Rodrigues da Silva, de 65 anos, dos quais 50 anos em Guaratiba, ressaltou as melhorias. “As ruas eram esburacadas e nem ônibus circulava. Agora as vias são asfaltadas, tem iluminação pública e aumentou a segurança do bairro. É muito bom morar aqui”, declarou o pedreiro, que também reside na Avenida Um.

Essas obras integram um pacote de intervenções realizadas no primeiro semestre deste ano. As ruas da cidade já receberam – de fevereiro a julho – mais de 23 mil toneladas de massa asfáltica, alcançando 78% das vias previstas para todo o ano de 2013. Também foram beneficiadas vias em Itaipuaçu, Parque Eldorado, Centro, Bananal, Ponta Negra, Bambuí, Inoã, Parque Nanci, Flamengo, Cordeirinho e Bairro da Amizade.