Alunos festejam inauguração das novas instalações da “E.M. Carlos Magno”

1926
Alunos festejam inauguração da ampliação e reforma da E.M. Carlos Magno Legentil de Mattos

Prefeito destaca que essa é a 22ª unidade reformada pela atual administração e que ele recebeu escolas em condições deploráveis em 2009

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e o vice-prefeito Marcos Ribeiro entregaram à comunidade escolar, na manhã desta sexta-feira (30/08), as novas instalações da Escola Municipal Carlos Magno, no Centro. A cerimônia também marcou a entrega de cinco novos veículos para a frota do transporte escolar na cidade.

Com recursos próprios, num investimento de R$ 905,3 mil, as obras de modernização e ampliação incluíram a construção de seis novas salas, a reforma dos antigos banheiros e a construção de novos (todos com adaptação para alunos com deficiência), além de instalação de novo piso e a substituição das redes elétrica e hidráulica do imóvel que abriga a escola. O espaço também recebeu nova pintura e uma quadra poliesportiva suspensa com acesso para cadeirantes, garantindo a oferta de mais atividades esportivas e culturais dentro da escola. Com as obras, a capacidade de atendimento também aumentou – ao todo foram criadas 400 novas vagas.

O prefeito de Maricá, o professor Washington Quaquá, destacou a importância da reforma da 22ª unidade escolar inaugurada pela atual administração. “Em 2009, as condições das escolas eram deploráveis. Ao assumirmos o governo, nos comprometemos a oferecer uma educação de qualidade para nossas crianças. Investimos na reforma das unidades, na compra de uniformes e dos netbooks”, relembrou o prefeito. Quaquá ressaltou também a recente aquisição de 16.800 tablets que em breve serão entregues aos alunos e aos professores. “O equipamento possui um conteúdo educacional especial que vai permitir aos professores o desenvolvimento de atividades pedagógicas e acadêmicas”, afirmou, acrescentando que a previsão é a de que a distribuição dos novos equipamentos ocorra em outubro.

O vice-prefeito e professor Marcos Ribeiro ressaltou mais uma vez o compromisso do governo de só construir novas escolas quando todas as atuais unidades forem reformadas. “Em respeito aos alunos e aos funcionários, nossa filosofia é primeiro garantir
o bom atendimento das escolas que já estão em funcionamento para depois investirmos em novas unidades”, enfatizou. Sobre a reforma na E.M. Carlos Magno, o vice-prefeito destacou que a escola é a primeira municipal a ter uma quadra poliesportiva suspensa.

A secretária municipal de Educação, a professora Marta de Mello Quinan, aproveitou para fazer a entrega simbólica de cinco novos ônibus do Programa Caminho da Escola, que passam a integrar a frota escolar. “Estou muito feliz com nossas conquistas. Quatro desses novos ônibus possuem acesso para deficientes físicos”, ressaltou. Segundo a secretária, a frota escolar agora terá 23 veículos – 15 ônibus e oito kombis.

Para a diretora da escola, Lúcia Chavão, a reforma da unidade, fundada em 1991, era um sonho dos estudantes e dos funcionários. “Além da ampliação das salas, a construção da quadra é um marco para esses alunos que há anos aguardavam por um espaço onde pudessem fazer suas atividades físicas. Agora, o sonho está realizado”, destacou a diretora. “Hoje, são 1.050 alunos do 1º ao 7º ano atendidos, além das turmas de ‘EJA’ (Educação de Jovens e Adultos), e 90 funcionários que se dedicam para oferecer educação de qualidade à população”, declarou.

Emoção de pais e alunos

Presente ao evento, a comunidade escolar comemorou a entrega das novas instalações com muita festa. Maria Lúcia Alexandre de Menezes, mãe do aluno Mateus França, de 14 anos (que estuda na unidade há mais de sete anos) comemorou. “Adorei essa obra, a escola ficou mais ampla e moderna”, disse.

Lucilene Gomes, que possui dois netos que estudam na escola, também elogiou o investimento. “Estou supersatisfeita com essa ampliação. Meus filhos estudaram aqui há anos e a reforma realmente garantiu mais espaço e melhores condições de ensino”, ressaltou.

Para o aluno Luis Claúdio Golarte de Azeredo Junior, de 13 anos, o aumento do número de salas melhora o aprendizado. “É bom termos mais espaço para estudar”, disse. Já Antônio Carlos de Lima Júnior, de 14 anos, pretende realizar muitas atividades físicas na nova quadra poliesportiva. “Gostei muito da quadra e vou aproveitar muito para jogar bola”, declarou o aluno do 6º ano.

Cerimônia

Alunos, pais e funcionários da secretaria de Educação participaram da cerimônia que teve início com a execução do Hino do Nacional pela banda de percussão do Projeto Mais Educação da Escola Municipal Darcy Ribeiro.

Durante a inauguração, os alunos participaram de apresentações: as turmas 501 e 502 leram um texto sobre a importância da educação; as alunas das turmas 703 e 704 apresentaram a coreografia da música Just Dance, da cantora Lady Gaga, e as alunas da turma 602 encenaram a música “Vida de Empreguete”, que faz parte da trilha sonora da novela Cheias de Charme, da Rede Globo. A secretária de Educação entregou flores para a atual diretora da unidade.

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes o vereador Marcello Vianna, representando o Poder Legislativo, os secretários municipais de Obras (Fernando Rodovalho), Ações para Idosos (Lezireé Figueiredo), Agricultura e Pesca (Rubem Pereira), Assuntos Religiosos (Sergio Luís de Souza), Administração (Max Aguiar), Comunicação (Jorge Castor), Cultura (Sérgio Mesquita), Defesa Civil (coronel Jorge Braga), Direitos Humanos (Miguel Moraes), Executiva (Márcio Leite), ISSM (Luiz Carlos Coelho), Turismo (Amaury Vicente), Saúde (Janete Valadão), Segurança Pública (Fabrício Bittencourt), Trabalho (Rosana Horta) e Transporte (Leandro Costa), além da coordenadora municipal do Programa Minha Casa, Minha Vida, Lene Oliveira, entre outros.