Pedro e Mariana Mello disputam prova de maratona aquática em Angra dos Reis

Os irmãos Pedro e Mariana Mello, que recebem apoio da prefeitura, disputam a prova de 3 km em Angra dos Reis

Os irmãos Pedro e Mariana Mello, atletas do Fluminense e apoiados pela Prefeitura de Maricá, caem na água neste domingo (25/08) para mais um desafio. Eles irão nadar um percurso de 3 km da etapa de Angra do Reis, válida pelo Campeonato Estadual de Maratonas Aquáticas. A prova acontece na praia do Colégio Naval.

Após a etapa estadual, a nadadora Mariana Mello será a representante do Brasil na maratona aquática internacional da Ilha de Faros, na Croácia, que será disputada no dia 31 de agosto. Já Pedro Mello inicia a preparação para a etapa do campeonato brasileiro que será realizada dia 7 de setembro, na Ilha das Onças, no Pará.

Em julho, Mariana participou de duas provas no Canadá: a etapa do campeonato mundial de longa distancia com percurso de 32 km e o desafio internacional da travessia de 10 km do Lago de Mangoc, onde conquistou o segundo lugar.

Para aguentar o ritmo intenso de competições pelo mundo – Mariana é credenciada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a única atleta brasileira que disputa campeonatos com percursos de 10 a 88 km em águas abertas pelo mundo –, a atleta enfrenta, diariamente, um treinamento que inclui 10 km de natação e uma hora de musculação. O diferencial para participar destas competições de alto desempenho, segundo o técnico Eduardo Alvarenga e o fisioterapeuta Luiz Assumpção, é uma combinação de fatores genéticos e treinamento, ambos relacionados à grande resistência muscular.

“Ela possui fibras de resistência tipo 1, que suportam o esforço físico em longas distâncias e por mais tempo. As fibras tipos 2a e 2b são de atletas de explosão que nadam provas curtas”, explica o técnico Eduardo Alvarenga. “A gente também faz um trabalho de prevenção e condicionamento muscular principalmente nos ombros, pernas, quadril e abdômen”, completa. O fisioterapeuta Luiz Assumpção acrescenta que também é realizado um trabalho preventivo para aumentar a massa muscular e reduzir lesões. “Nos treinos, ela nada 10 km por dia, distância equivalente a uma prova olímpica”, declara o fisioterapeuta.