Hospital Municipal introduz vacina contra Hepatite B na maternidade

A vacina da Hepatite B, que era aplicada no Posto Central da cidade para imunização de recém-nascidos, agora também é oferecida dentro da maternidade do Hospital Conde Modesto Leal.

A medida da secretaria municipal de Saúde aumenta a garantia de proteção aos bebês, como ressalta a secretária municipal Janete Valadão. “Agora o recém-nascido já sai do hospital protegido. Antes, a imunização ocorria após a alta hospitalar, já que o local da vacinação era o posto Central. Muitas mães acabavam esquecendo”, ressalta a secretária.

A vacina, oferecida no hospital inclusive nos finais de semana, é administrada nas primeiras 12 horas de vida, na coxa direita, com dose de 0,5 ml. As outras três doses que completam o esquema de imunização contra a Hepatite B são administradas aos dois, quatro e seis meses de idade pela vacina Pentavalente, disponível nos postos de sáude da cidade.

A vacina Pentavalente é uma vacina combinada do tipo injetável. Ela é uma união da vacina Tetravalente com a vacina Hepatite B. Com isso, a criança fica imunizada contra as seguintes doenças: Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b e a Hepatite B.

“A hepatite B crônica pode eventualmente causar cirrose ou mesmo câncer. A prevenção pela vacina é a melhor forma de combater a doença”, destaca Janete.