Começa neste sábado a campanha de multivacinação infantil

Começa neste sábado a campanha de multivacinação infantil

No mesmo dia, será feito o acompanhamento da saúde de beneficiários do Bolsa Família

No próximo sábado, dia 24/08, será o dia de mobilização nacional da Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde, em parcerias com os municípios. Os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h com objetivo de atualizar a caderneta de vacinação das crianças de zero a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). A campanha segue até o dia 30/08.

Durante a campanha, estarão disponíveis as vacinas do calendário básico de imunização, como hepatite B, pneumo 10, meningo C, rotavírus, tríplice viral, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B), VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (pólio – oral), DTP (tríplice bacteriana – difteria, tétano e coqueluche) e BCG (contra tuberculose), sendo a última aplicada apenas no Posto Central.

Aproveitando o dia da mobilização nacional, o Programa Bolsa Família irá realizar o acompanhamento do estado de saúde dos beneficiários do programa em todas as unidades abertas para a campanha vacinal. Segundo a coordenadora da área técnica de alimentação e nutrição da secretaria municipal de Saúde, a nutricionista Elisa Simas Moraes, esse monitoramento é uma das condicionalidades impostas pelo Governo Federal para a concessão do benefício. No processo de avaliação da saúde dos beneficiados do Bolsa Família são verificados o peso, as medidas das crianças de até sete anos de idade e o cumprimento do cartão de vacinação.

A coordenadora municipal de vacinação, Núbia Brum, informa que esse acompanhamento coincide propositadamente com o dia “d” da campanha de vacinação, devido ao grande movimento nos postos. “É importante aproveitar o início da campanha de vacinação para garantirmos a imunização das crianças e o monitoramento da saúde dos beneficiários do Bolsa Família”, destacou Núbia.

Onde se vacinar
Em Maricá, no dia de mobilização nacional, a vacina estará disponível nas seguintes unidades: PSF Barra, Ubatiba, Espraiado, Guaratiba, Bambuí, Mumbuca, Bairro da Amizade, Ponta Grossa, Retiro, São José I e II, Inoã I e II, Chácara de Inoã, Jardim Atlântico I e II e Recanto; os Postos de Saúde Ponta Negra, Central, São José, Inoã, Santa Rita e Itaipuaçu; e ainda a escola municipal Vereador Osdevaldo M. da Matta e o Rotary Club.
Nos demais dias da campanha, de 26 a 30 de agosto, as vacinas estarão disponíveis das 8h às 16h em todas as unidades, exceto no Posto de Saúde Itaipuaçu e no PSF de Santa Paula.