Contagem regressiva anima jovens para o Baile das Debutantes

Quarenta jovens maricaenses reuniram-se nesta terça-feira (20/08), na Casa da 1ª à 3ª Idade, no Centro, em uma reunião preparatória para o tão sonhado Baile das Debutantes. O evento é realizado anualmente pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e contempla adolescentes de famílias de baixa renda, que completam 15 anos no ano da festa. Todas são alunas da rede pública municipal de ensino e foram selecionadas através de uma redação na escola, que classificou as melhores notas.

Nos dois horários (manhã e tarde), as candidatas receberam instruções em relação aos vestidos e acessórios (sandálias e brincos), cujo aluguel será pago pela Prefeitura. Farão a prova da roupa antes e a receberão, já ajustada, nos dias 20 ou 28 de agosto. O ensaio geral será no dia 13/09, no ginásio do Colégio Cenecista. O Baile das Debutantes acontecerá uma semana depois do ensaio, no dia 20/09, às 19h, no mesmo local.

Todas as candidatas receberam também cupons que darão direito ao aluguel dos vestidos, em tons de lilás e rosa.  A Prefeitura também dará uma verba individual para maquiagem e cabelo em salão de beleza e cada debutante terá direito a quatro convites individuais. A festa contará com tapete vermelho, mesas enfeitadas, bufê e bolo, terá padrinhos que apoiam a iniciativa-  que serão anunciados às jovens no baile. Um padre e um pastor evangélico darão a benção às moças, em uma pequena cerimônia religiosa.

“Sonho dourado”

As debutantes não escondiam a ansiedade. Alessandra Barbosa, moradora de Cordeirinho, e aluna da E.M. Lúcio Tomé Feteira, diz que vai realizar o “sonho dourado” de sua vida. “Imagino que o evento será muito bonito e estou contando os dias para o acontecimento”, disse. Natália da Silva Santos é a caçula de oito filhos de Dª Maria de Lourdes Siqueira, que agradeceu a Deus o presente que a filha está recebendo. “De minha parte não teria condições de oferecer uma festa para ela”, adiantou. “Quero, eu mesma, me inscrever para o casamento comunitário em 2014”, adianta, referindo-se à outra atividade oferecida pelo município.

A reunião preparatória foi coordenada pela subsecretária de Assistência Social, Nancy Soeiro e pelas funcionárias Geisa Vasconcelos e Cledinéa Rocha. “O Baile das Debutantes é mais uma oportunidade para famílias sem recursos poderem oferecer uma festa digna e igualitária para suas filhas, em um momento tão importante para a vida delas”, comentou Nancy Soeiro.