Cineclube Henfil exibe mais um filme da série Hitchcock

0
545
"Janela Indiscreta" é o terceiro filme da série de Hitchcock que está sendo exibido no Cineclube Henfil de Maricá

Nesta quarta-feira (21/08), o Cineclube Henfil exibe mais um filme do cineasta britânico Sir Alfred Hitchcock em Maricá. A partir das 19h, o público poderá assistir, gratuitamente, ao suspense “Janela Indiscreta” (1954 – EUA), na Casa de Cultura, no Centro. Trinta minutos antes da sessão haverá distribuição de senhas. A secretaria municipal de Cultura apresenta este mês uma série de quatro obras do diretor (“Os Pássaros” e “A Dama Oculta” já foram exibidos).

Em “Janela Indiscreta”, tudo gira em torno de Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional que fica confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Com uma lente teleobjetiva, ele espia a vizinhança e suspeita que um vizinho tenha assassinado a esposa inválida. O filme, com uma hora e 50 minutos de duração, foi gravado em um apartamento e as cenas externas são visualizadas pela lente de Jeffries. O espaço apertado do imóvel amplia o efeito da trama e deixa o espectador extremamente tenso e intrigado.

O set de filmagens foi todo baseado em um quarteirão real da cidade de Nova York. O filme inclusive indica o endereço fictício do apartamento de Jeffries (125 7th Street). Famoso por participar, Hitchcock aparece aos 26 minutos ajustando o relógio do compositor, que mora no prédio em frente ao apartamento de Jeffries.

Em 1955, o filme recebeu quatro indicações para o Oscar – melhor fotografia colorida (Robert Burks), melhor diretor (Alfred Hitchcock), melhor trilha sonora e melhor roteiro (John Michael Hayes). No mesmo ano, “Janela Indiscreta” ganhou o prêmio americano Edgar Allan Poe Awards, na categoria melhor filme. Já Grace Kelly (Lisa Carol Fremont) faturou os prêmios americanos NBR e NYFCC como melhor atriz em 1954.

Por quase 40 anos, o filme “Janela Indiscreta” esteve inacessível ao público porque o diretor Hitchcock comprou de volta os direitos deste e de outros quatro filmes de sua autoria – “Festim Diabólico” (1954), “O homem que sabia demais” (1956), “Um corpo que cai” (1958) e “O terceiro tiro” (1955) – e deixou de legado para sua filha. Estas obras receberam o apelido de “Os cinco filmes perdidos de Hitchcock” e somente estiveram novamente ao alcance do público em 1984, quando foram relançados no cinema. “Janela Indiscreta”, por exemplo, foi regravada em 1998 e protagonizada por Christopher Reeve e Daryl Hannah. 

“Psicose” encerra festival Hitchcock

A série de filmes do diretor Hitchcock será encerrada na próxima quarta-feira (28/08) com “Psicose” – o maior clássico de sua carreira. O britânico dirigiu mais de 50 filmes em uma carreira de seis décadas e se tornou um ícone cultural. Ele morreu em casa, aos 81 anos, na cidade de Los Angeles. A Casa de Cultura fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.