Secretaria de Cultura homenageia às cantoras da MPB

A cantora Dalva Alves fez o primeiro dos dois shows em homenagem as compositoras e intérpretes da MPB

O projeto “Sala Cult”, da secretaria municipal de Cultura, está homenageando grandes sucessos das cantoras que deixaram suas vozes marcadas na Música Popular Brasileira. Na última sexta-feira (16/08), a cantora Dalva Alves fez a primeira das duas apresentações com músicas compostas e interpretadas somente por mulheres. Na primeira edição, o público voltou no tempo com os sucessos de Carmem Miranda, Dalva de Oliveira, Maysa, Nara Leão, Cássia Eller, Elis Regina, entre outras divas da MPB. Nesta sexta-feira (23/08), acontece a segunda apresentação do show “Mulheres da MPB”, com Dalva Alves e participação especial de Rosa Brasil.

A homenagem contou com as participações de Jô Borges, que cantou a música “O bêbado e o equilibrista”, de Elis Regina; Mirene Alves (interpretou “A flor e o espinho”, de Nora Ney); e Maitê Corrêa, que apresentou “Conto de Areia”, de Clara Nunes. O público, que lotou o espaço na Casa de Cultura, acompanhou todas as músicas, principalmente as composições de Elis Regina, Clara Nunes, Elisabeth Cardoso (“Na cadência do samba”), Dalva de Oliveira (“Carinhoso”) e as marchinhas de Carnaval de Emilinha Borba (“Chiquita Bacana” e “Mulata Bossa Nova”), que encerraram o show em um verdadeiro baile com direito a confetes e paetês.

O repertório também incluiu músicas de Carmem Miranda (“Chica Chica Boom Chic”), Maysa (“Ouça”), Nara Leão (“Diz que fui por aí”) e Cássia Eller (“All Star”). A banda contou com Sérgio Dantas (violão), Dalbert Lopes (violino e pandero), Pedro Szigeth (violoncelo), Paulo Ernani (cajon), além de Sérgio Aranda e Evaldo Ezequiel na percussão.

Moradores de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, o casal Jorge Luiz e Rosimere Sendra aprovaram o projeto cultural. Eles contaram que saíram do Rio em direção a Cabo Frio e resolveram passar em Maricá para conhecer a cidade. “O show com a interpretação das cantoras foi excelente. Foi muito bom relembrar as músicas de Dalva de Oliveira, Clara Nunes e Elis Regina”, declarou Rosimere. “Vamos voltar na próxima sexta-feira”, completou Jorge Luiz.

Idealizado pela secretaria municipal de Cultura, o Sala Cult – um dos projetos culturais de maior sucesso na cidade nos últimos tempos – oferece ao público todas as sextas-feiras acesso às várias formas de arte (música, teatro e poesia, por exemplo), incentivando o trabalho de artistas locais em homenagens a grandes nomes do país e do mundo. Mais informações pelo telefone 3731-1432. A Casa de Cultura fica na Praça Doutor Orlando de Barros Pimentel, no Centro.