Festa da Padroeira é sucesso de público

A edição de 2013 da Festa da Padroeira de Maricá reuniu milhares de pessoas na programação religiosa, organizada pela Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, e nos shows gratuitos com grandes nomes da música, realizados pela secretaria municipal de Turismo com o apoio das secretarias de Cultura, Trânsito e Segurança, entre outras.

Centenas de fiéis prestigiaram na quinta-feira, dia 15/08, o primeiro dia de festividades em celebração à padroeira. As homenagens começaram bem cedo, às 6h, com a tradicional alvorada festiva. Durante todo o dia, missas celebraram a fé dos maricaenses e, no início da noite, uma procissão com a imagem da santa percorreu as principais ruas da cidade, seguida pela celebração de Missa Campal Solene pelo bispo emérito da Arquidiocese de Niterói, Dom Alano Pena.

Monobloco, Bateria da Grande Rio, Alceu Valença e Paralamas do Sucesso

Na sexta (16/08), abrindo a série de grandes shows na Praça Orlando de Barros Pimentel, o grupo carioca Monobloco incendiou o público com sua mistura inconfundível de ritmos. A galera vibrou com trechos do novo álbum da banda, “Arrastão da Alegria”, com regravações de artistas como Tim Maia (na canção “Um dia de domingo”) além dos sucessos que sempre estão no repertorio da banda, como “Taj Mahal”, “País tropical” e “Fio Maravilha”, de Jorge Benjor; sambas de Beth Carvalho, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho; músicas de Carnaval; o rock do Rappa e Titãs; e muito frevo, forró, axé e funk.

Após o Monobloco, a festa ficou por conta da bateria da Grande Rio, comandada pelo mestre Ciça. A escola, que no Carnaval de 2014 vai contar na Marquês de Sapucaí a história de 200 anos do município, trouxe 40 ritmistas, mestre-sala e porta-bandeira, baianas e passistas para o show na cidade.

No sábado (17/08), nem a chuva nem o frio espantaram o público, que cantaram e dançaram ao som do cantor e compositor Alceu Valença. Acompanhado por sua banda, o músico pernambucano abriu o show com “Mandacaru”, de Luiz Gonzaga. Em seguida, vieram “Sabiá”, “Pisa na Fulô” e outras canções em homenagem ao Rei do Baião. Alceu também brindou o público com suas canções mais conhecidas, como “Coração bobo”, “Anunciação”, e “Belle de Jour”, entre outras.

E no último domingo (15/08), a festa foi comandada por ninguém menos que os Paralamas do Sucesso, na primeira apresentação do grupo em Maricá. No repertório, além dos hits que tornaram os Paralamas um dos ícones do rock nacional –  “Óculos”, “Meu Erro”, “Alagados”, “Uma Brasileira” e “Lourinha Bombril” – a banda surpreendeu o público com músicas menos comuns em seus shows, como “Patrulha Noturna” (emendada com “Cinema Mudo” e “Ska”), “Melô do Marinheiro” e “Me Liga”, além de uma cover de “Como Uma Onda”, de Lulu Santos. O público vibrou com o set de uma hora e meia e exaltou a organização do evento, promovido pela secretaria municipal de Turismo.

"Sob o Céu, sob o Sol de Maricá" também fez parte da programação

Com parte dos festejos da padroeira de Maricá, o projeto musical “Sob o céu, sob o sol de Maricá” apresentou mais uma edição, no último sábado (17/08) na Praça Orlando de Barros Pimentel, O projeto é mantido pela secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Cultura do município.

Os músicos Bruno Lerner, Leandro Jr., Ricardo Agura e Roberta Tílio apresentaram ao público sucessos da MPB, em violão e voz. Usuários da Casa do Idoso (ex-Casa da 1ª à 3ª Idade), prestigiaram o evento, além de uma platéia que acompanhou tudo das mesas de bares e restaurantes em frente à tenda armada para os artistas. Dalva Maria do Socorro, 65 anos, declarou que não perde a programação, que normalmente acontece às quintas e sextas feiras. “Participo sempre dos eventos culturais da Prefeitura, que são muito bons. Venho com os amigos da Casa do Idoso, e nos divertimos muito”, completou.