Produtores de Maricá participam de encontro regional de apicultura em Magé

Apicultores cadastrados na prefeitura irão participar do encontro regional em Magé - Foto: Divulgação

A secretaria de Pesca, Aquicultura, Agricultura e Pecuária de Maricá participa nesta sexta-feira (16/08) e sábado (17) do 1° Encontro Regional de Apicultores, em Magé. O encontro é uma troca de experiência entre os produtores de mel e vai contar com grupo de apicultores cadastrados na secretaria. O evento também marca a primeira mobilização nacional em defesa das abelhas com representantes do Ministério de Agricultura e Pecuária, Federação de Apicultores do estado e Emater.

Os produtores de mel de Maricá irão expor seus produtos em um estande na feira, que acontece no campus do Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Lansdroff, no distrito agrícola de Suruí. Serão realizadas palestras sobre sanidade apícola, impacto ambiental em espécies melíferas (produtoras de mel), associativismo apícola e a situação atual da apicultura no Brasil.

Segundo o secretário municipal Rubem Pereira, esse evento será importante para fortalecer a atividade apícola em Maricá. “Vamos aproveitar essa troca de experiências para esclarecer dúvidas e conhecer as espécies melíferas ideais para melhorar a qualidade do mel que é produzido na cidade”, declarou Rubem.

Um dos apicultores cadastrados na secretaria que irá participar da feira é Luiz Claudio Cole. Ele é membro da Federação das Associações de Apicultores do estado e trabalha há 25 anos com produção de mel. O apicultor defende a criação de uma associação em Maricá para fortalecer a categoria, além de intensificar a plantação de espécies melíferas (produtora do néctar que atrai as abelhas). “Existem mais de 30 mil tipos de plantas florais. É preciso fazer um estudo do solo da cidade para saber as espécies adequadas para o município”, explicou Luiz. "Quanto mais as abelhas se alimentarem do néctar das plantas, melhor será o mel produzido”, finalizou.