Hitchcock leva mais um suspense ao Cineclube Henfil

O filme "A Dama Oculta" será exibido nesta quarta-feira (14) na Casa de Cultura, no Centro

O Cineclube Henfil de Maricá exibe nesta quarta-feira (14/08) mais um grande filme do cineasta britânico Sir Alfred Hitchcock. A partir das 19h, o público poderá assistir, gratuitamente, ao suspense “A Dama Oculta” (1938 – Grã-Bretanha), na Casa de Cultura, no Centro. Trinta minutos antes da sessão haverá distribuição de senhas. O projeto, da secretaria municipal de Cultura, homenageia todo mês um grande nome do cinema mundial.

“A Dama Oculta” foi à penúltima obra que diretor produziu na Inglaterra, antes de se transferir para a América. Em termos de estética, chamou a atenção por ter tido todas as cenas rodadas dentro de um trem de verdade. Com isso, Hitchcock usou o espaço apertado do veículo para ampliar o efeito da trama e deixar o espectador extremamente tenso.

A história se passa em uma viagem pela Europa Ocidental. A jovem Iris Henderson (Margareth Lockwood) viaja de trem com destino à Grã-Bretanha, onde vai se casar com um homem a quem não ama. No trem, torna-se amiga de Miss Froy (May Whitty), uma velha governanta. Mas a simpática senhora desaparece misteriosamente, e quando Iris investiga seu paradeiro, os passageiros negam tê-la visto. O filme tem uma hora e 48 minutos de duração.

Hábil manipulador de medos e tensões, o diretor coloca o público como se participasse do filme. Apesar do tom misterioso, que antecipa o clima de paranoia com a sombra da guerra nos anos 40, é um dos filmes mais cômicos do diretor. Famoso por participar, Hitchcock aparece no final da trama, fumando na estação Vitória. O filme garantiu ao “mestre do suspense” seu primeiro prêmio internacional. Em 1939, foi consagrado como melhor diretor pelos críticos de Nova York.

“Janela Indiscreta” e “Psicose”

Ainda serão exibidos em agosto mais dois sucessos de Hitchcock: “Janela Indiscreta” (21/08) e o maior clássico de sua carreira – “Psicose” (28/08). O inglês Hitchcock dirigiu mais de 50 filmes em uma carreira de seis décadas e se tornou um ícone cultural em todo o mundo. A Casa de Cultura fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.