Palestra com transexual João Nery debate discriminação na Casa de Cultura

Em comemoração ao mês da Visibilidade Lésbica, em agosto, a subsecretaria municipal de Políticas da Sexualidade e Diversidade realizou na última terça-feira, na Casa de Cultura, a palestra “Resistência ao Biopoder”, ministrada pelo psicólogo e escritor João Nery.

Na pauta, temas como homossexualidade, Direitos Humanos, a luta da mulher e o movimento LGBT, entre outros, além de depoimentos do próprio João – transexual que até os 27 anos viveu com o corpo de anatomia feminina. Nery falou também de sua obra, em especial sobre o seu mais recente livro, “Viagem Solitária” (Memórias de um transexual 30 anos depois). Os secretários municipais de Direitos Humanos, Miguel Moraes, e Cultura, Sérgio Mesquita, prestigiaram o evento, coordenado pelo subsecretário de Políticas da Sexualidade, Carlos Alves.

Nery, hoje com 63 anos, é considerado o primeiro transexual ou “transhomem” brasileiro. Foi operado ainda na década de 70, clandestinamente, em plena ditadura militar. Possui outros livros publicados, como “Erro de Pessoa – Joana ou João?”, e é militante da despatologização dos transexuais na sociedade brasileira.

Na obra “Viagem Solitária”, o escritor aborda, por exemplo, a sua experiência de pai, a desconstrução de estereótipos e os preconceitos enfrentados em sua trajetória diante da experiência da transexualidade masculina.

“O nosso intuito é promover ações para combater a discriminação sexual e todo tipo de preconceito no município de Maricá. A palestra foi um sucesso e faz parte do Programa Maricá sem Homofobia”, declarou o subsecretário Carlos Alves.