Estado e Prefeitura lançam o maior programa de saneamento da história de Maricá

O vice-prefeito Marcos Ribeiro, representando o prefeito Washington Quaquá, destacou que o programa de saneamento vai beneficiar as lagoas

Pacote de obras de R$ 60 milhões já está em execução e protegerá lagoas da cidade

O secretario estadual do Ambiente, Carlos Minc, o vice-prefeito Marcos Ribeiro, que representou o prefeito Washington Quaquá, a primeira-dama Rosângela Zeidan, o subsecretário de Estado do Ambiente, Antônio da Hora, e o secretário municipal de Ambiente de Maricá, Alessandro Terra, lançaram nesta terça-feira (06/08) o Pacto pelo Saneamento de Maricá – investimento de R$ 60 milhões em obras de coleta e tratamento de esgoto no 1º distrito da cidade.

O pacote de obras inclui a instalação de redes de coleta de esgoto na região central da cidade e o assentamento, no Boqueirão e na Barra de Maricá, da rede que transportará os resíduos até o emissário submarino, com 4 km de extensão, na Barra (a construção do emissário também está garantida nessa etapa).

A previsão é que as intervenções – que já começaram no final de julho pelo bairro da Mumbuca e também vão beneficiar Araçatiba e Itapeba – sejam concluídas em dezembro de 2014. As intervenções estão sendo custeadas pela Petrobras numa contrapartida à construção do (Comperj), já que um emissário de efluentes do futuro complexo petroquímico terá parte do traçado no município de Maricá.

Além dos R$ 60 milhões em execução, dois outros importantes investimentos foram anunciados durante a cerimônia de ontem no Palladon, no bairro do Flamengo. Uma segunda fase de obras de saneamento para o 1º distrito, com recursos de R$ 33 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) já teve a verba liberada pelo governo federal. O projeto, que está em fase de licitação, prevê uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Parque Eldorado e redes de coleta de esgoto em bairros como Ubatiba, Retiro e Jacaroá. Outra novidade é a entrega da Prefeitura ao Ministério das Cidades de um projeto, orçado em R$ 22,5 milhões, para redes de coleta em São José do Imbassaí.

Com as três frentes de investimentos, a cidade terá um cinturão de proteção ao sistema lagunar – um dos maiores e mais importantes do país –, como destacou o subsecretário estadual do Ambiente, Antônio da Hora, responsável pela apresentação técnicas aos moradores.

"Investir em saneamento é investir em saúde e qualidade de vida", destaca vice-prefeito

O secretário Carlos Minc ressaltou que a região central da cidade terá 100% de esgoto tratado e que os investimentos irão beneficiar 48 mil pessoas. “É um dia histórico. O emissário submarino que será construído em Maricá é comparável aos mais modernos em operação no país e vai lançar a 4 km da costa o esgoto, já tratado, sem danos ao meio ambiente”, declarou.

Segundo o vice-prefeito Marcos Ribeiro, o início das obras “é a realização de um sonho para o povo de Maricá”. Marcos destacou que investir em saneamento significa garantir saúde e qualidade de vida à população. O vice-prefeito aproveitou a cerimônia e entregou ao secretário Minc o abaixo assinado da prefeitura com apoio da população e que reivindica a construção de um batalhão da Polícia Militar, mais investimentos da Cedae e a quebra do monopólio do transporte público na cidade.

Já a primeira dama Rosangela Zeidan reforçou a importância da parceria entre prefeitura e estado. “Hoje o saneamento básico é realidade em Maricá e o prefeito vem investindo como nunca também na urbanização da cidade”, declarou.

A assessora especial de Saneamento Ambiental de Maricá, Luciana Andrade, frisou que o emissário não oferece riscos à vida marinha. “Em locais próximos a emissários submarinos existem mais peixes, que se alimentam de parte do que sai das tubulações após o tratamento ser feito. O mar ainda é a melhor saída para sanear”, disse. Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal, Fabiano Horta, e o vereador Hélter Ferreira.