Diversidade sexual é tema de palestra na Casa de Cultura

Em comemoração ao mês da Visibilidade Lésbica, em agosto, a subsecretaria municipal de Políticas da Sexualidade e Diversidade, realiza nesta terça-feira às 19h, na Casa de Cultura, a palestra “Resistência ao Biopoder”, ministrada pelo psicólogo e escritor João Nery.

A palestra, gratuita, tratará de temas como Direitos Humanos, a luta da mulher, movimento LGBT, entre outros. Depois da palestra, haverá uma roda de debates e noite de autógrafos do mais recente livro do escritor, “Viagem Solitária” (Memórias de um transexual 30 anos depois).

Nery, hoje com 63 anos, é considerado o primeiro transexual ou “transhomem” brasileiro e viveu até os 27 anos com um corpo de anatomia feminina.  (foi operado ainda na década de 70, clandestinamente, em plena ditadura militar). Possui outros livros publicados, como “Erro de Pessoa – Joana ou João?”, e é militante da despatologização dos transexuais na sociedade brasileira.

Na obra “Viagem Solitária”, o escritor aborda, por exemplo, a sua experiência de pai, a desconstrução de estereótipos e os preconceitos enfrentados em sua trajetória diante da experiência da transexualidade masculina.

O evento tem o apoio da secretaria municipal de Cultura. A Casa de Cultura fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, s/nº, Centro, Maricá.