Semana Missionária tem missa campal com arcebispo em Maricá

Missa campal foi realizada na Praça Orlando de Barros Pimentel

Com organização das paróquias de N.Sª do Amparo, São José, NSª de Fátima (Inoã) e Itaipuaçu e o apoio da secretaria municipal de Assuntos Religiosos de Maricá, a Semana Missionária, evento local preparatório para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), teve uma programação intensa no município.

Na ultima sexta-feira (19/07), último dia de atividades, uma missa campal celebrada pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, em um altar montado no anfiteatro municipal, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, celebrou a vinda de peregrinos de diversas partes do mundo e a união dos fieis. Cerca de 1.200 jovens peregrinos, vindos de países como Polônia, México, Argentina e Cuba e que estavam hospedados em Niterói, também vieram para a missa em Maricá e se juntaram aos cerca de 130 italianos, que foram acolhidos desde o dia 16 de julho na casa de maricaenses.

Vitrine

O estudante mexicano Eric Jimenez, 21 anos, comentou que, embora reunidos em grupos por países, o que estava acontecendo era uma grande festa cristã. “Está sendo muito importante este encontro para todos nós. A viagem, os companheiros, os eventos. Conhecer um país como o Brasil e cidades como Maricá é uma experiência que ficará gravada em nossa memória”, enfatizou.

A estudante argentina Milagros Alli, de 16 anos, revelou que está realizando um sonho. “Sempre quis conhecer o Brasil e o Rio de Janeiro. Os maricaenses são muito acolhedores e pretendo retornar o mais breve possível”, adiantou.

O coordenador de Comunicação da Prefeitura de Maricá, Jorge Luiz Castor, católico convicto, prestigiou a missa campal e declarou que a Jornada Mundial da Juventude é uma oportunidade de reflexão para todos e que o fato de Maricá ter sido uma das cidades escolhidas para a Semana Missionária só prova o crescimento do município e de seu potencial turístico e religioso num momento em que os olhos do mundo estão voltados para o Rio e para o país. “A Jornada Mundial da Juventude, com a vinda do Papa Francisco ao Rio de Janeiro, é um exemplo de renovação da fé. Seu jeito simples de ser é um exemplo de vida a ser seguido pelos nossos jovens”, completou.

Já o arcebispo de Niterói ressaltou que a população, especialmente os jovens, está dando um exemplo de amor ao próximo, em um momento em que o mundo passa por um momento de crise dos valores éticos e morais. “Agradeço aos paroquianos que, de braços abertos, receberam os peregrinos. Nosso Papa Francisco, com a sua simplicidade, tem servido de exemplo para nossos jovens, que buscam os verdadeiros valores”, disse.

Visitantes prestigiam o “Maricá Mostra Cultura”

A exposição Maricá Mostra Cultura, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria de Turismo, contou com a visitação de centenas de estrangeiros que estavam na cidade para a missa campal da Semana Missionária. Mais de 500 pessoas passaram pelas tendas para conhecer o trabalho dos artesãos maricaenses, que expuseram tapeçarias, pinturas, esculturas bijuterias e bonecas de pano, entre outros trabalhos.

A italiana Sara Pelliccia comprou fantoches de feltro para seus filhos, na barraca do Grupo de Artistas de Maricá (GAM). Samantha Coltriolli, outra integrante da Jornada Mundial da Juventude, declarou estar encantada com Maricá. “Todos são muito gentis e o lugar tem praias belíssimas, além de muita inspiração para esses trabalhos culturais”, declarou.