Italianos chegam a Maricá para a Semana Missionária e elogiam recepção da Prefeitura

Um clima de comunhão e descontração marcou, nesta terça-feira (16/07), a chegada à Maricá de 110 peregrinos vindos da Itália para a Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude, que começa no Rio na terça-feira (23/07).  A pedido do prefeito Washington Quaquá, o grupo foi recepcionado no aeroporto do Galeão e, ainda pela manhã, se encontrou com jovens católicos da cidade no espaço Sal da Terra, no Centro.

Os italianos se juntaram a outros visitantes, chilenos e mexicanos, que já haviam chegado  na semana passada. Depois de se instalarem nas residências onde ficarão hospedados, os peregrinos se reuniram na quadra do C.E.M. Joana Benedicta Rangel para um almoço e, em seguida, fizeram um passeio ao farol de Ponta Negra.  Na quadra da escola, entoaram cânticos e organizaram até uma animada ‘pelada’ entre brasileiros e italianos.

Os visitantes disseram estar felizes com a acolhida. “Posso sentir que há um sentimento de família entre todos nós. Essa receptividade é muito boa e podemos percebê-la nas pequenas coisas que observamos”, exaltou Anna Vittoria Spadoni, de 18 anos, que veio da cidade de Peruggia, assim como o colega Lucca Anticaglia. “A recepção das famílias que nos receberam foi bem acolhedora”, constatou o peregrino, de 29 anos. Já Danielle Martelli, de 23 anos, disse ter ficado surpreso com a cerimônia de boas vindas organizada pelo município. “Não esperava sermos recebidos já no aeroporto. Foi bom saber que o governo da cidade participa ativamente do evento”, disse ele, que veio da cidade de Terni.

O evento contou ainda com a presença do ouvidor geral e coordenador-adjunto de governo de Maricá, Jorge Castor. Ao lado dele, o subsecretário municipal de Assuntos Religiosos, Maurício Avilez, disse que a concretização da Semana Missionária é uma vitória. “Estamos trabalhando nesse projeto há um ano e agora estamos diante de sua concretização. Isso nos deixa realizados, todos os órgãos e secretarias municipais que participam e se empenham devem estar orgulhosos”, avaliou o subsecretário.

Segundo a programação, os peregrinos terão uma agenda movimentada, dividida por temas. Nesta quarta-feira (17/07) o dia será dedicado às atividades que mostrem a riqueza cultural de Maricá. Na quinta (18/07), o tema será Espiritualidade. Na sexta (19/07), o dia será dedicado à solidariedade, com a juventude local e os peregrinos participando de campanhas e projetos voltados ao tema.  Neste mesmo dia está prevista uma concentração de todos os peregrinos com a comunidade, para compartilhamento de experiências culturais e espirituais.  O sábado (20/07) será dedicado à convivência familiar, o domingo (21/07) à concentração em Itaipu e a segunda-feira (22/07), a passeios para pontos turísticos da cidade de Maricá.