Cineclube Henfil: mais homenagens ao cinema francês e aos Beatles

0
521
O filme francês "Mulheres Diabólicas" será exibido nesta quarta-feira, às 19h

Nesta quarta-feira, às 19h, o projeto cultural Cineclube Henfil, idealizado pela secretaria municipal de Cultura, exibe o suspense francês Mulheres Diabólicas (“La Cérémonie”), do aclamado diretor, produtor, ator e roteirista Claude Chabrol, um dos mais populares entre os gigantes da Nouvelle Vague – movimento de renovação do cinema francês da década de 60.

Apontada por críticos como uma das melhores obras de Chabrol (considerado por muitos o “Hitchcock francês”), o filme “Mulheres Diabólicas”, de 1995, se passa no interior da França e mostra a história da discreta Sophie Bonhomme, contratada para cuidar da mansão da abastada família Lalièvre. Sophie guarda alguns segredos e faz amizade com Jeanne, que trabalha no correio local e nutre uma grande inveja dos Lalièvre, arquitetando um plano repleto de violência para prejudicá-los. Com 1h51, o longa traz no elenco Isabelle Huppert, Sandrine Bonnaire, Jacqueline Bisset e conquistou em 1995 no Festival de Veneza os prêmios de melhor atriz (Sandrine Bonnaire e Isabelle Huppert). Também foi destaque no festival internacional de Toronto (Canadá), ainda em 1995, quando levou o prêmio Metro Media e, em 1996, ganhou na categoria melhor filme estrangeiro na Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles “Los Angeles Film Citics Association – LAFCA).

Na programação da mostra, serão exibidos nas próximas semanas, respectivamente, os filmes “O Pequeno Tenente”, no dia 24/07, e “35 Doses de Rum”, no dia 31/07.

Cineclube Henfil homenageia os Beatles

Na quinta-feira, dia 18/07, o projeto Cineclube Henfil segue com a homenagem a uma das mais importantes bandas de rock da história: os Beatles. Às 19h, será exibido “Magical Mystery Tour”, o terceiro filme da carreira da banda.

A obra é uma coleção diálogos improvisados, recheado com clips dos Beatles. Com 53 minutos de duração, o filme foi produzido e dirigido por eles, foi especialmente para ser exibido na televisão, no canal BBC. Lançado em 26 de dezembro de 1967, a história gira em torno de Ringo Starr e sua tia Jessie, que adquirem bilhetes para um passeio em um ônibus, sem um roteiro conhecido pelos passageiros, mas considerado mágico e misterioso pelos seus organizadores.

No passeio estão todos os Beatles e figuras pitorescas, além de uma criança, a jovem Nichola. Durante o roteiro turístico, mágicos (protagonizados por John, Paul, Ringo e George, além de Mal Evans) criam situações inusitadas. Além das músicas dos Beatles, participam com número musical os membros da banda Bonzo Dog Doo Dah Band, que cantam a música "Death Cab for Cutie".

A programação especial sobre os Beatles segue no dia 25/07, com o vídeo “Paul is Live”, que mostra apresentações de Paul Mc Cartney em carreira solo durante a década de 90.