Maricá já recebe peregrinos para a Semana Missionária da JMJ

Os peregrinos que vão participar da Semana Missionária, que começa nesta segunda-feira (15/07) e antecede a Jornada Mundial da Juventude, já estão chegando a Maricá. Um grupo de chilenos com idades entre 14 e 18 anos está na cidade desde a noite da última terça-feira (09/07) e participaram, no dia seguinte, do último dia de capacitação em línguas estrangeiras, promovido pela Secretaria Municipal de Assuntos Religiosos. As aulas de italiano e espanhol acabaram tendo ainda noções básicas de português para os estrangeiros.

Um total de 21 jovens vindos do Chile está hospedado em casas de católicos em Inoã, bairro que pertence à paróquia de São José de Imbassaí, que também receberá peregrinos do México e da Argentina. Os chilenos foram ao espaço Sal da Terra, no Centro, guiados pelo professor Daniel Ficagna, que ministrou a aula de espanhol para os servidores municipais. Os rapazes e moças mostraram bastante curiosidade em conhecer Maricá e se impressionaram, primeiro, com a comida. “É bem gostosa, forte, com muita substância”, espantou-se a estudante Tamae Sepulveda, de 15 anos, uma das mais animadas. Para esta quinta-feira (11/07) está prevista uma visita à Câmara dos Vereadores e a outros locais.

Entre os servidores públicos que assistiam à aula de italiano estavam justamente funcionárias do legislativo. “Ao menos teremos como dar a eles a atenção necessária em sua passagem pela cidade”, ressaltou a assessora parlamentar Aline Marques.  “É importante que eles levem para seus países uma imagem acolhedora da cidade”, completou a professora Valéria Gama, responsável pelas aulas de italiano.

Os peregrinos receberão uma cartilha com episódios da história do catolicismo em Maricá. A secretaria de Assuntos Religiosos, que organiza a Semana Missionária junto com as paróquias de Nossa Senhora do Amparo (no Centro), São José (em São José de Imbassaí) e Nossa Senhora de Fátima (em Itaipuaçu), prepara um material didático digital que será entregue aos participantes da Semana Missionária, com o nome de “Milagres de Maricá”. Nela, serão mostradas as marcas que a fé católica deixou na cidade e também os milagres que, segundo consta, teriam sido operados aqui pelo Padre Anchieta.

Há pouco mais de um mês, no dia 1º de junho, Maricá celebrou a chegada dos símbolos religiosos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora saíram do Rio do Ouro e passaram em carreata pelos bairros de Itaipuaçu, São José do Imbassaí e Ponta Grossa, chegando ao Centro da cidade no fim do dia. Cerca de seis mil fiéis esperaram a chegada dos símbolos na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel. Daqui, os símbolos seguiram para São João de Meriti, na Baixada Fluminense.