Tango e comidas típicas na homenagem do Joana Benedicta ao Uruguai

0
1957

Dezenas de alunos da rede pública municipal assistiram ao evento “Multifacetas de los pueblos hispânicos”, realizado nesta quarta-feira (10/07) no C.E.M. Joana Benedicta Rangel. O projeto foi inspirado na Copa das Confederações e o Uruguai, finalista da competição, foi o país escolhido pelos alunos de seis turmas do curso de Edificações que organizaram o evento, como o homenageado. O projeto, coordenado pela professora de Língua Espanhola, Mônica Barreto, incluiu pesquisas sobre o país sul-americano, seus hábitos, e costumes, música, dança e culinária local.

Pratos típicos como ‘la bolsita’ (caldo com rabada e feijão branco), cachorro quente de forno, pavês (doces caseiros), pães e doce de leite, foram algumas das iguarias preparadas e apresentadas pelos alunos, além de bebidas como o chá-mate. Os alunos Juan Silva, Tamires de Souza e José Renato foram os apresentadores. Luiz Cláudio e Ingrid, do 1º ano de Edificações, interpretaram a dança ‘El gato’, (em que o dançarino se insinua em movimentos corporais para a parceira), e o tango, de origem argentina, mas que se espalhou por toda a região do Cone Sul (Argentina, Uruguai, Chile).  Os alunos Gabriel de Andrade, Dara Garcia, Cláudio Henrique e Ana Carolina Fontes foram os pares na apresentação do número de tango, cujos passos são reconhecidamente complexos, arrancando aplausos e bis da plateia.

“Começamos nossa pesquisa em sala de aula, com apresentação de trabalhos, e concluímos representando ao vivo a cultura uruguaia, que é muito rica: inicialmente habitado por índios guarani, o país foi colonizado pelos espanhóis, recebendo influência de outros povos, como portugueses e outros”, afirmou a professora Mônica Barreto. “Nossos projetos têm proposta multidisciplinar: trabalhamos com arte, música, dança, teatro, culinária, e isso envolve o idioma, a história, geografia, economia e política, entre outras disciplinas. No ano passado, nosso foco de estudos foi a cultura cigana”, completou.

A diretora Adriana Mataruna agradeceu a presença de todos, informando que no dia 9 de agosto, às 17h, acontecerá mais um evento, que será a culminância do projeto “Copa das Confederações”.