Prefeitura de Maricá amplia parceria com o Senai e oferece 90 vagas gratuitas de qualificação profissional

Abertas 90 vagas de cursos de iniciação profissional em parceria com o Senai

“Gestão de Pequenos Negócios” e “Auxiliar de Operações em Logística” são os novos cursos oferecidos

A Prefeitura de Maricá acaba de firmar uma nova parceria com o Senai e vai oferecer, a partir da próxima semana, novos cursos gratuitos voltados para a qualificação profissional da população, especialmente de jovens. Ao todo, são 90 vagas – 60 para aulas de gestão de pequenos negócios e 30 para formação de auxiliares de operações em logística. O aprendizado é importante no momento em que o município passa por um acelerado processo de desenvolvimento, com a expectativa de implantação de empresas de médio porte, de vários segmentos. A qualificação oferecida pelo curso abre uma possibilidade de aproveitamento em melhores condições para esse público-alvo.

Os novos cursos são de curta duração, possuem, respectivamente, 45 e 160 horas e preparam o aluno para desenvolver funções básicas no mercado de trabalho. As aulas são focadas em conhecimentos específicos para garantir que o aluno desenvolva as competências iniciais de uma determinada área de atuação.

No curso de Gestão de Pequenos Negócios, o aluno aprende a elaborar planos de negócios, incluindo aspectos financeiros e de marketing, adquire conhecimentos sobre a cultura empreendedora e o desenvolvimento local e entende o comportamento do mercado. O objetivo é que o público saia do curso com as habilidades básicas para abrir o próprio negócio ou gerenciar qualquer empreendimento de pequeno porte. Para se inscrever, os candidatos devem ter concluído o 8º ano do Ensino Fundamental e ter mais de 16 anos, além de apresentar a documentação exigida (CPF, comprovante de residência e escolaridade). As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 15/07, e vão até o dia 09/08.

No curso de Auxiliar de Operações em Logística, os estudantes vão aprender a realizar atividades relacionadas ao controle de recebimento, armazenagem e distribuição de materiais, de modo manual ou informatizado, seguindo normas técnicas de segurança e meio ambiente. A logística é uma área em franco crescimento e está presente, em menor ou maior complexidade, em quase toda empresa, principalmente no setor industrial. Para este curso, são exigidas a conclusão do 6º ano do Ensino Fundamental e idade mínima de 18 anos. No momento da inscrição, os interessados devem apresentar: certidão de nascimento e casamento (se houver); comprovante escolar, duas fotos 3×4; carteira de identidade; CPF, comprovante de residência e certificado de reservista. As aulas terão início no dia 05/08 e seguem até o dia 30/09. Em Maricá, por sinal, o projeto de implantação de um condomínio industrial, com a participação pesada da logística dedicada ao offshore, abre uma perspectiva concreta de aproveitamento para esses futuros profissionais.

As inscrições são realizadas na secretaria municipal de Educação (Rua Barcelar da Silva Bezerra nº 105, no Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os cursos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h no CEM Joana Benedicta Rangel (Avenida Nossa Senhora do Amparo, 57 – Centro). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2637-8817.

Desde o início da parceira, em 2011, entre o Senai e a Prefeitura de Maricá, já foram formados 474 alunos em cursos de iniciação profissional, nas áreas de Instalação Hidráulica Residencial, Instalação Elétrica Residencial, Técnicas de Execução em Revestimento com Placas Cerâmicas (Ladrilheiro), Técnicas de Execução em Alvenaria com Blocos Cerâmicos (Pedreiro), dentre outros. Além disso, 100 alunos concluíram o Curso Técnico de Construtor de Obras de Edificações, com duração de dois anos