Maricá tem o melhor desempenho em vacinação contra gripe e pólio da região

A cidade de Maricá registrou o melhor resultado entre todas as cidades da região nas duas últimas campanhas nacionais de vacinação, contra a gripe e a poliomielite. Os índices superaram a meta preconizada pelo ministério da Saúde e mais de 100% do público mínimo estipulado foi imunizado. Na campanha de vacinação contra a Gripe, 108,03% da meta foi alcançada e, no caso da Polio (cuja campanha acabou no último dia 26 de junho), o resultado foi ainda melhor: 134,35%.

Os dados são da secretaria estadual de Saúde e compreendem as metas de imunização de todas as cidades, agrupados por região. Maricá pertence, de acordo com a metodologia do Estado, à Região Metropolitana II, da qual também fazem parte Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá. Para se ter uma ideia dos bons resultados em Maricá, a segunda cidade com o melhor resultado na campanha contra a Poliomielite foi Itaboraí, com 115,64%, – mais de quinze pontos percentuais a menos do que Maricá.

Os resultados de Maricá em 2013 também foram bem melhores do que os registrados na própria cidade em 2012 e apontam avanços nas estratégias adotadas pela rede municipal de saúde para mobilizar a população. Contra a gripe, o município vacinou, em 2012, 82,39% do público estimado (frente ao resultado de 108% este ano). No caso da poliomielite, a vacina foi aplicada em 96,75% do público previsto (resultado também menor do que de 2013, de 134,35%).

Durante a campanha deste ano contra a Poliomielite, realizada entre os dias 08 e 28 do mês passado, foram vacinadas 9.438 crianças em Maricá com idades entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias. A meta era vacinar 7.025 crianças. Já contra a gripe, 24.984 pessoas foram vacinadas entre 15 de abril e 17 de maio. A meta era imunizar 23.127 pessoas.

A coordenadora municipal de vacinação, Núbia Brum, destacou a importância das campanhas. “Temos que continuar protegendo nossas crianças e a melhor forma é por meio da vacinação", declarou.